Foliões lotaram as ruas do Centro no Carnaval dos 400 Anos

São Luís - O último dia do Carnaval dos 400 anos “Abre alas Brasil que o Maranhão está chegando”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, teve o reconhecimento da população e das autoridades como o mais animado e variado dos últimos anos. Foram cerca de 1.700 apresentações em diversos espaços da Praia Grande, Centro, Madre Deus e Avenida Litorânea.
Na avaliação do vice-governador Washington Luiz Oliveira, que acompanhou as apresentações nos circuitos, o Carnaval do Maranhão termina com um saldo positivo. Para ele, em todos os pontos visitados foi visível a alegria dos maranhenses, dos turistas com a grande festa.
“O ‘Carnaval dos 400 anos’ confirmou o potencial carnavalesco do estado. As pessoas foram às ruas para brincar, dançar fazendo uma festa bonita. Devemos, sim, estruturá-lo ainda mais nos próximos anos, profissionalizar mais e, quem sabe, construir a Cidade do Samba, uma passarela permanente, onde as diversas manifestações culturais possam se apresentar dignamente”, afirmou o vice-governador.
A noite de terça-feira (21) agitou uma multidão que foi se despedir da folia nos pontos do Portal do Ceprama, Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião, Ponto de Fuga e Ponto do Meio. “O Maranhão está de parabéns e São Luís, abençoada pelos seus 400 anos de música. Só o maranhense tem essa diversidade cultural na folia”, destacou o cantor e compositor Celso Reis.
Na opinião da estudante de Direito, Camila Reis de Carvalho, a programação deste ano formou “um leque” de opções para quem se deslocou aos locais das apresentações e dos shows. Conforme enfatizou a acadêmica, os ritmos variados, do tambor de crioula ao reggae, demonstraram que São Luís possui o melhor do carnaval do país. “É a cultura maranhense em sua própria essência, esse povo maravilhoso só me faz ter orgulho de ser do Maranhão”.

Avenida Litorânea

Mas o carnaval não se restringiu apenas ao centro da cidade, na Avenida Litorânea, as atrações do Baile dos 400 anos fizeram com que os foliões participassem da programação, que contou com a participação especial da banda de reggae maranhense Tribo de Jah.
“Um carnaval que se mostrou muito tranquilo, de paz; e com uma grande variação de espetáculos para todos os gostos. Uma festa bonita à altura dos 400 anos de São Luís”, frisou o ferroviário André Azevedo.
De acordo com o secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão, o término das seis noites de folia, proporcionada pelo Governo do Estado a milhares de maranhenses e turistas, entrará para a história dos carnavais ludovicenses pela recepção da população às manifestações nas ruas. “Encerramos este Carnaval com brilhantíssimo, com muita paz, uma folia familiar. O maranhense está de parabéns por essa festança maravilhosa”, acrescentou Bulcão. (Marcelo Sirkis)