O ‘Carnaval de Todos’ mal terminou e já está deixando saudades, foram quatro dias de muita diversão que fizeram a alegria dos foliões. Para que o público estivesse preparado em brincar durante o período carnavalesco, o Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, com mobilizações de vários órgãos e secretarias ligadas a cultura, turismo, saúde e segurança, vinham realizando o ‘Pré-Carnaval de Todos’, para que a população entrasse no clima.
O “Carnaval de Todos” atraiu maranhenses e turistas, como é o caso do carioca Paulo Bahia, que em sua primeira viagem a São Luís pôde prestigiar um pouco mais da cultura local. “É a primeira vez que venho a São Luís e confesso que estou surpreso, em todos os lugares existe a violência e aqui me sinto seguro devido ao grande número de policiais. As apresentações foram fenomenais, tudo com muita paz e tranquilidade”, disse o carioca.
A baiana Francisca Silva disse que não vê a hora de voltar ao Maranhão durante o período carnavalesco no ano que vem, pois se sentiu tranquila por onde passou. “As brincadeiras foram simplesmente maravilhosas, apesar de a Bahia ser conhecida pelo Carnaval, lá não é tão divertido quando se trata de segurança. O Maranhão está no meu roteiro para o ano que vem, pois o povo é acolhedor e a cidade está totalmente limpa, apesar de ser um período festivo”, afirmou Francisca Silva.
Durante as prévias, o Canto da Cultura (cruzamento da Rua Portugal com a Rua da Estrela) no Centro Histórico de São Luís, e outros pontos da cidade como a Praça Nauro Machado, Praça da Saudade, Lagoa da Jansen e Espigão Costeiro, receberam programações especiais de forma totalmente gratuita para que o público criasse expectativas para o “Carnaval de Todos”.
Os espaços ligados à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), como a Biblioteca Pública Benedito Leite também receberam uma programação específica de Carnaval voltada principalmente ao público infantil, com diversas atividades culturais e interativas para crianças de todas as idades. O objetivo da Biblioteca Pública Benedito Leite foi oferecer conhecimento com descontração, fazer com que as crianças se divertissem, mas ao mesmo tempo conhecessem sobre a cultura do seu povo, aproveitando a ludicidade oferecida pelo período carnavalesco.
Durante o “Carnaval de Todos” foram mais de 200 atrações, entre elas: blocos tradicionais, alternativos, afros e organizados, grupos de Tambor de Crioula, desfile das escolas de samba e shows de artistas locais. A programação começou e terminou mais cedo, para que as pessoas pudessem brincar com mais tranquilidade e curtir as várias manifestações da cultura maranhense.
A cantora e compositora Teresa Canto expressou seu sentimento de saudade do ‘Carnaval de Todos’, já que para esta foi uma oportunidade para que os artistas maranhenses se mostrassem mais e apresentassem os seus trabalhos.
“Em cada apresentação o público vem com uma pulsação diferente, apesar de sabermos que tem turistas nas festas sabemos que quem faz mesmo os eventos é o povo maranhense. Sobre o “Carnaval de Todos” nós artistas nos sentimos valorizados, percebemos que o povo vinha às ruas mesmo nesse período chuvoso, só queremos segurança e tranquilidade”, ressaltou a cantora.
Comentários