Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, em Açailândia

Uma cidade de forte destaque empreendedor no Maranhão, com 5577 empresas registradas, Açailândia recebeu, nessa terça (20) e quarta-feira (21), a Caravana para o Desenvolvimento Empresarial. Com uma vasta programação, o Governo do Estado promoveu diálogos e serviços para a classe empresarial da cidade, uma estratégia de estimular o setor do Maranhão.
A abertura oficial do evento, na noite de terça-feira, quando vários secretários e representantes de órgãos do Estado apresentam ações e investimentos da gestão para o setor empresarial e, numa grande plenária, acontece debates, com críticas e sugestões. "A gente vem à Açailândia para discutir com os empresários toda a sua potencialidade, viemos apresentar o esforço que tem sido feito pelo Governo do Estado para alavancar a economia que de fato foi afetada pela crise mundial", destacou o secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes.
As Caravanas têm sido importante, segundo o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, para debater de forma direta e conhecer as necessidades específicas dos empresários e, assim, estreitar a relação com a gestão estadual. "O Governo Flávio Dino construiu um dia muito produtivo aqui, tivemos rodadas com o CDL, ouvimos opiniões, dialogamos a cerca de relacionadas à tributação, à investimentos, ao desenvolvimento, sentamos com a equipe do prefeito e de fato Açailândia é uma cidade muito satisfeita com os investimentos aqui e preocupada com o momento econômico que atinge em cheio a cidade, mas reconhecendo que o Governo Flávio Dino vem fazendo, de fomentar a economia, de estar ao lado da gestão municipal, das entidades empresariais e das população", pontuou Simplício.
O presidente da Associação Comercial de Açailândia, Estaneslau Pereira, aprovou a oportunidade de debater. "A gente vê como um momento único, um momento ímpar. Essa aproximação Governo e empresários têm dados conforto, em ver que estão preocupados com a classe empresarial e Açailândia está precisando realmente deste carinho e atenção, para que a gente possa reverter esse quadro de recessão que se encontra não só Açailândia, mas todo o Brasil", defendeu.
O prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, também comentou a chegada da Caravana: "É de grande relevo para o município. O Governo do Estado tem sempre se preocupado com Açailândia, até porque é uma das cidades que mais sofre os impactos da crise, do desemprego, da renda, e a gente sabe que o país inteiro passa por uma fase econômica e política difícil, mas o governador tem feito, dentro das suas possibilidades, o máximo possível. E esse diálogo é um oportunidade de conscientizar que tudo tem uma solução e o Governo faz essa marca trazendo a Caravana".

Serviços
Já a quarta-feira teve todo o dia voltado para a prestação de serviços, além da oficina de Gestão Empresarial. "Açailândia é uma cidade de empreendedores, tem uma cultura empreendedora. Aqui tem mais de 5500 empresas, então, nada mais do que justo nós estamos aqui para trazermos serviços e principalmente abrirmos diálogo com os empresário para ouvir crítica e sugestões para tornar cada vez maior o incentivo ao empreendedorismo uma marca também do Governo do Estado", explicou o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra.
Participam ainda da caravana levando serviços e orientações equipes das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), Segurança Pública (SSP-MA), Meio Ambiente (Sema), Indústria e Comércio (Seinc) e Ciência e Tecnologia (Secti), além do Sebrae e Banco do Brasil.
Dia 21, quarta-feira, foi a vez do empresariado de Imperatriz receber a ação, abrindo às 18h, na Associação Comercial e Industrial; e serviços com oficina de gestão, dia 22, a partir das 8h, no Centro de Convenções, centro da cidade. (Mariana Salgado)