A cidade de Loreto, no sul do Maranhão, receberá nesta terça-feira (19) o cadastro do projeto Caravana da Economia. Nesta edição, serão 120 geladeiras novas para levar mais conforto e economia de energia para os contemplados. O cadastro ocorrerá na Praça do Mercado Municipal, localizado na Rua José Pereira.
O projeto Caravana da Economia, realizado pela CEMAR, tem o objetivo de promover a troca gratuita de geladeiras velhas (que gastam muita energia) por geladeiras novas e mais econômicas (com selo PROCEL – Categoria A).
Para participar do projeto é necessário o cliente atender aos pré-requisitos e fazer o cadastro nos locais e datas divulgados nos veículos de comunicação e por meio do site da CEMAR. Depois, agentes da CEMAR realizam visitas técnicas para avaliar as geladeiras de cada inscrito. Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes do Caravana da Economia, que realizará a análise de cada caso. As geladeiras em pior estado serão trocadas por geladeiras novas, gratuitamente, com selo A do PROCEL.
Para serem selecionados, os clientes devem obedecer aos seguintes critérios:
• Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda
• Possuir uma geladeira velha em funcionamento
• Ser o titular da conta de energia
• Estar em dia com o pagamento da conta de energia
• É necessário morar no município onde for feito o cadastro
São Luís - Na Vila Itamar, bairro de São Luís, a previsão é trocar 240 geladeiras novas para levar mais conforto e economia de energia para os contemplados. O cadastro na capital poderá ser feito na Avenida José Sarney, que fica próximo do Centro de Saúde, em frente ao Centro de Ensino e Capacitação – CEC.
O projeto beneficiará todas as comunidades que residem próximos dos locais onde o projeto fará o cadastro também. Na última semana, o Caravana da Economia esteve presente na cidade de São Raimundo das Mangabeiras e em Quebra Pote, Zona Rural de São Luís, beneficiando 480 famílias.
Projeto - O Caravana da Economia faz parte do compromisso de todas as concessionárias de energia elétrica do País que, desde 2000, atendem à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que determina que as concessionárias devem investir 1% de sua receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética (PEE) e em Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
No caso da CEMAR, o projeto Caravana da Economia faz parte do Programa de Eficiência Energética, que desenvolve também outras ações e promove o uso racional da energia. O objetivo principal é evitar o desperdício de energia elétrica e diminuir impactos ambientais. Desde o início do Programa, em 2007, já foram trocadas mais de 31 mil geladeiras e doadas mais de 185 mil lâmpadas fluorescentes em 41 municípios maranhenses.
Alerta - Após denúncias de que pessoas estariam aplicando golpes, cobrando pelo cadastro no Caravana da Economia, a CEMAR ressalta que o cliente não deve efetuar nenhum tipo de pagamento a quem se apresentar como colaborador CEMAR. Nenhum colaborador está autorizado a receber pagamentos. Não forneça dados como cartões de benefício ou senhas. A Companhia orienta ainda, para aqueles que forem abordados por pessoas cobrando pelo cadastro das geladeiras, que esta ação é criminosa e deve ser levada ao conhecimento das autoridades policiais da sua cidade. O Projeto Caravana da Economia percorre todo o Maranhão e realiza a troca de geladeiras velhas (ineficientes) por novas É TOTALMENTE GRATUITO. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Comentários