"Mesmo após ter feito o tratamento com radioterapia, o câncer de mama pode reaparecer em paciente", explicou a médica oncológica Kellen Cristina, membro do corpo de profissionais do Centro de Tratamento do Câncer - Oncoradium, em palestra que aconteceu ontem (28) no auditório do Palácio do Comércio.
Estiveram presentes no evento representantes da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, do Serviço Social do Comércio - SESC e da sociedade civil, em ação pautada dentro da programação do Outubro Rosa desenvolvida pela Oncoradium e o Instituto Amar Mais na cidade.
A médica surpreendeu a todos os presentes com essa explicação. E continuou: "A predisposição genética é um dos fatores que pode fazer com que o tumor nasça novamente no paciente e isso ocorre geralmente quando o estado do câncer era muito avançado. Esse processo se chama câncer de mama recorrente".
Mas há como prevenir. Ainda de acordo com a médica Kellen Cristina, dentro dos fatores de proteção contra o câncer de mama estão as mulheres que tiveram filhos antes do 30 anos de idade, que amamentam ou já amamentaram, têm o habito de alimentação saudável e fazem exercícios físicos regularmente, sendo este último o fator responsável por diminuir até em 28% o caso da doença.
Fechando a programação da campanha Outubro Rosa, acontece na próxima terça-feira (01/11) mesa redonda sobre enfrentamento e tratamento do câncer na Unisulma, com o médico cirurgião oncológico Jorge Lyra. (Assessoria de Imprensa - James Pimentel)