Informação também é uma forma de prevenção. A campanha Outubro Rosa busca conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. No mês em que se destaca esta mobilização em todo o mundo, especialista também alerta para o elevado número de casos de câncer de colo de útero no Maranhão.
“São estimados, aproximadamente, 880 casos de mulheres diagnosticadas com câncer de colo uterino para 2014 no Estado”, indica o médico radioterapeuta Ricardo Nakamura. “Este que seria o segundo tipo de tumor mais frequente entre mulheres, tem o maior número de ocorrências no Maranhão”, afirma.
De acordo com o especialista, são vários os fatores de risco para esse tipo de câncer. Entre os mais comuns estão: início precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros sexuais, histórico familiar, tabagismo, o vírus do papiloma humano (HPV) e baixa imunidade.
“É importante frisar que esta doença pode ser prevenida. Para isso, as mulheres precisam realizar periodicamente o exame preventivo (também chamado Papanicolau)”, completa Nakamura.
Campanha - A equipe multidisciplinar da Oncoradium realiza ciclo de palestras sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. O tema já foi abordado na zona rural de Imperatriz, Unidades Básicas de Saúde, INSS, Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ), escolas e em eventos para estudantes universitários.