O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) publicou, na última segunda-feira (16), a nota mensal de produção agrícola, que trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas do Estado referentes à estimativa do mês de outubro de 2015. Na avaliação dos técnicos do instituto, a estimativa agrícola referente a outubro de 2015 indica produção de grãos inferior à do ano anterior enquanto que a cana-de-açúcar ainda mantém resultado otimista para o ano.
Segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados essa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cultura da cana-de-açúcar é o produto que demonstra a maior perspectiva otimista na safra de 2015. Desde o início de 2015, o cultivo da cana-de-açúcar vem elevando ainda mais a expectativa de produção dentre os demais produtos do levantamento no Maranhão.
Ressalta-se que este expressivo crescimento vem gerando impactos positivos no mercado de trabalho maranhense desde agosto, conforme destacado na Nota Mensal de Agricultura divulgado no último mês pelo IMESC, registrando o acumulado de janeiro a setembro de 2015 com 1.349 admissões líquidas no Cultivo de Cana-de-Açúcar em Campestre do Maranhão, e 1.252 admissões líquidas em Coelho Neto na atividade Fabricação de Açúcar.
Seguindo a tendência nacional, a estimativa do mês de outubro para a safra de grãos no Maranhão deverá ser de 4.015 mil toneladas, sendo 102,3 mil toneladas a menos que no ano anterior.
A análise apresentada pelo IMESC utiliza os prognósticos mensais do LSPA divulgado pelo IBGE por ser uma fonte de informação produzida pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias, formado por um conjunto de instituições que possuem informações tempestivas sobre a agricultura.

Sobre o LSPA
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA é uma pesquisa que faz acompanhamento conjuntural da safra agrícola, que adota diferentes procedimentos em seu processo de investigação, de acordo com as diversas características de cada cultura. As informações estão disponíveis sob a forma de publicação mensal contendo os dados de área, produção e rendimento médio, em nível de produto e Unidades da Federação.
A análise completa encontra-se disponível no site do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. Acesse pelo link: ”http://imesc.ma.gov.br/index.php/publicacoes/132/view/61/showPub/124/.