Beneficiários do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica poderão aderir ao programa por meio de telefone, site ou atendimento virtual, desde segunda-feira (13). Criados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), os canais de atendimento servirão para facilitar o acesso dos usuários aos descontos de até 100% sobre a parcela do consumo de energia na tarifa de energia elétrica.
Criado pelo Governo Federal, o programa consiste na redução da tarifa de energia elétrica para clientes residenciais de baixa renda e povos tradicionais, como indígenas e quilombolas. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, explicou que as ferramentas foram pensadas como uma forma de auxiliar na garantia dos benefícios sociais às famílias maranhenses de baixa renda, em tempos de pandemia.
"Normalmente, o cadastro do Tarifa Social é feito presencialmente, nas agências da Equatorial Cemar ou nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos municípios. Pensando nas famílias em vulnerabilidade social que, agora, mais do que nunca, precisam dos benefícios de complementação de renda, disponibilizaremos o site e o telefone para que essas pessoas possam se cadastrar e garantir o que lhes é de direito, sem colocar a saúde em risco", disse Márcio Honaiser.
Além do site www.tarifasocial.sedes.ma.gov.br, os usuários poderão conversar com a Mara, assistente virtual criada exclusivamente para tirar dúvidas e efetuar o cadastro no programa para ter direito aos descontos.
Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na última quarta-feira (8), o Governo Federal divulgou Medida Provisória que garante 100% de desconto sobre a parcela do consumo de energia na tarifa de energia elétrica dos beneficiários do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que o consumo seja inferior ou igual a 220kw/mês, no período de 1° de abril a 30 de junho de 2020. (Fonte: SEDES)
Publicado em Regional na Edição Nº 16610
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