Durante a ação na Uemasul trinta pessoas foram atendidas. - Divulgação

A campanha "Julho Amarelo" é o ponto alto da prevenção às hepatites no país, mas em Imperatriz a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Programa Municipal de Hepatites, vai além disso com a oferta de testes rápidos e orientações nos demais meses do ano em ações desenvolvidas em parceria com instituições e entidades públicas e privadas. Nesse sentido, a Semus promoveu na quarta-feira (6), a terceira etapa este ano de testes de Hepatites B e C para alunos e servidores da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, UEMASUL.
A ação foi  organizada pela Divisão de Serviço Social e Médico da UEMASUL  e realizada pela equipe do Programa Municipal de Hepatites Virais. 
"O objetivo dessas ações é fazer uma busca desses pacientes que podem ter Hepatite B e Hepatite C, pois sabemos que no mundo inteiro existem muitas pessoas com a doença e não sabem e um simples teste rápido ajudaria no diagnóstico precoce e na prevenção e complicações da doença", disse Renata Nogueira Pilar, coordenadora do departamento municipal que combate Infecções Sexualmente Transmissíveis, IST/HIV/AIDS. Ela acrescentou que o diagnóstico precoce e a prevenção são fundamentais para o sucesso do tratamento da doença.
Em cada uma das três ações desenvolvidas na UEMASUL foram atendidas 30 pessoas. Em todas as ações, um diferencial: o atendimento é feito por profissionais e uma equipe multidisciplinar é responsável pela entrega do resultado de forma sigilosa e segura.  Essa é a terceira etapa de testes realizados na UEMASUL, em janeiro e fevereiro. Em abril haverá nova etapa. 
"Considero de grande importância essa campanha, essa disponibilidade da equipe em vir até aqui, pois  os trabalhadores  tem dificuldades de usar os serviços de saúde no horário comercial. Essa  também é uma oportunidade de alertar o conjunto da comunidade universitária  a manter em dias seus exames", disse a Chefe de Divisão do Serviço Social e médico da UEMASUL, Conceição Amorim.

Tratamento

A partir do momento em que o resultado do teste apresente resultado positivo o paciente é orientado a realizar acompanhamento no Programa Municipal de Hepatites, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, pela manhã e a tarde, para realizar exames complementares.
O teste rápido também é oferecido nas principais Unidades Básicas de Saúde, UBS, como Milton Lopes e Nova Imperatriz.
O que são hepatites virais
De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite é uma inflamação do fígado provocada por um vírus. As categorias das hepatites são: "A", "B","C",''D" e "E".  As mais perigosas são B e C, porquê podem desencadear cirrose e câncer no fígado. A hepatite B é a mais perigosa pois não tem cura, mas tem tratamento. Já a C pode ser negativada.  (João Rodrigues)