O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está realizando uma intensa campanha educativa durante o período de Carnaval, com a participação de dezenas de agentes educadores em várias cidades do interior do estado e nos locais de maior movimentação em São Luís. “Nossas equipes estarão presentes em cerca de 80 municípios levando a mensagem de um carnaval alegre e com segurança para todos”, destacou a diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla.
Com o slogan ‘Vem Brincar e Volte com Segurança’, a campanha, que prossegue até o dia 5 de março, vai mostrar que, apesar de o carnaval ser um momento de brincadeiras e descontração, não se deve deixar de lado a responsabilidade com a segurança no trânsito. Um dos pontos fortes da campanha, este ano, é a temática do ‘anjo’, que é aquela pessoa escolhida entre um grupo de amigos, que se diverte tanto quanto os outros, mas que não bebe durante a brincadeira, para poder dirigir com segurança para todos do grupo.
No interior do Maranhão, as ações educativas estão acontecendo desde terça-feira (21). A equipe de educação para trânsito dividiu as ações em três grupos que vão cobrir simultaneamente dezenas de cidades maranhenses. Com o apoio das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), as atividades serão colocadas em prática em todos os pontos de grande movimentação. Cidades como Viana, Coroatá, São Bento e Itapecuru-Mirim, por exemplo, que tem festas tradicionais e grande participação do público, vão ter ações de fiscalização e de orientação para que os foliões possam brincar o carnaval de maneira segura.
Em São Luís, as ações educativas da Campanha de Carnaval do Detran-MA começam nesta sexta-feira (24). A equipe vai realizar ações na BR-135, Ponta da Espera, área da Passarela do Samba, Espigão Costeiro, Praia Grande, Madre Deus, Praça da Lagoa e em São José de Ribamar. Os educadores vão distribuir material informativo em forma de panfletos e ventarolas e mensagem para folião sobre a importância de um trânsito seguro para todos.
Para a coordenadora da Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, é importante mostrar que as pessoas podem brincar o carnaval sem necessariamente colocar a própria vida e a de outros em risco. “As medidas de segurança para o trânsito não proíbem ninguém de brincar, mas exigem que as pessoas tenham responsabilidade na hora de dirigir. Por isso se beber, não dirija. Escolha um ‘anjo’ entre os amigos, ou deixe o carro em casa, ou vá de táxis, ou de ônibus; o importante é brincar com segurança”, afirmou.