A campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil termina nesta sexta feira (24), em todo o país. De acordo com o último balanço realizado pela Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 86 mil crianças menores de cinco anos já foram imunizadas no Maranhão, contra doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche e meningite.
O objetivo desta ação é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas. Estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
A Coordenadora Estadual de Imunização, Maria Helena Almeida, destacou a importância da campanha. “Foi uma estratégia acertada do Ministério da Saúde essa semana de atualização com a oferta de todas as vacinas, porque não é raro as crianças estarem com o calendário atrasado”, afirmou a coordenadora.
Até a manhã dessa quinta-feira, foram aplicadas 86.857 doses de vacinas em crianças menores de cinco anos. A vacina tríplice viral, a DTP e a Vacina Oral Poliomielite foram as mais utilizadas, com 13.463, 15.441 e 17.717 doses administradas, respectivamente.
Também foram aplicadas 9.537 doses da vacina pneumocócica conjugada 10 valente, 6.604 doses da pentavalente e 3.268 doses da vacina Hepatite B. São dados preliminares de acordo com o que foi registrado pelos 217 municípios maranhenses até o momento. (Deusimar Teixeira)
Publicado em Regional na Edição Nº 14487
Comentários