São Luís - Representantes do Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (Ferma), Rede de Religiões Afro e Saúde, Fórum de Mulheres de Axé (Fema), Conselho Municipal Afrodescendente (Comafro), Fórum de Juventude Negra (Fojune), Bloco Afro Abibimã e Escola de Capoeira Mandingueiros do Amanhã estiveram reunidos para definir ações para a 2ª Caminhada Maranhense pela Liberdade Religiosa, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir). O encontro com os organizadores do evento aconteceu, na segunda-feira (7), no auditório da Seir.
Na oportunidade, o Ferma e as outras entidades que integram a comissão organizadora fizeram os últimos ajustes na programação do evento. Este ano, a Caminhada apresenta o tema “Chega de intolerância! Não toquem em nossos terreiros”, com o intuito de sensibilizar e informar a sociedade em geral sobre cidadania e direitos fundamentais na luta contra a intolerância religiosa no Maranhão. O objetivo da Caminhada é fortalecer a identidade dos segmentos religiosos de matriz africana, promovendo uma atividade festiva e ao mesmo tempo politizada.
Para o coordenador executivo do Ferma, Neto de Azile, a 2ª Caminhada Maranhense pela Liberdade Religiosa é uma forma pacífica do Povo de Axé protestar contra a intolerância sofrida pelas religiões de matriz africana. “Vamos levantar a bandeira do respeito mútuo e provocar a reflexão da sociedade com o lema: Eu respeito a sua religião. E você?”.
A Caminhada será realizada, na manhã do dia 18 de novembro, com concentração na Praça Deodoro, no Centro de São Luís. O roteiro vai cortar toda a Rua Grande até chegar à Praça Nauro Machado, com a condução de blocos afros, músicos de terreiros e grupos de capoeira animando todo o cortejo. É livre a participação de todos, mas a comissão organizadora recomenda ao público o uso de roupas brancas ou claras para abrilhantar, ainda, mais a Caminhada. (Márcio Cruz)
Publicado em Regional na Edição Nº 14247
Comentários