Dijé Guedes

Governador Edison Lobão – Com cerca de 16 mil habitantes – segundo o último senso demográfico –, o vizinho município de Governador Edison Lobão sofre transtornos de cidades grandes com o crescimento da violência urbana local. Os moradores do centro e da periferia vivem em polvorosa com a criminalidade, que se expande nas suas diversas modalidades. Só este ano foram registrados quatro homicídios, uma explosão de caixa de banco e dezenas de roubos e furtos.
Preocupada com a grave situação de violência, a Câmara Municipal de Governador Edison Lobão realizou, na terça-feira (06), uma audiência pública para discutir o problema com a comunidade, as autoridades policiais e o governo municipal. Participaram do evento o comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Markus, o chefe do Destacamento da PM, Sargento Dutra, o prefeito municipal Evando Viana, os vereadores Osório Garcia Júnior, Júnior Moura, Raimundo Moraes, Filho Dentista, Zé da Farmácia, Caliandro Abreu, Cabral Neto e Neci Silva.
Na oportunidade, foi apresentado um relatório com os números dos casos mais graves de violência registrados naquele município. Segundo o relatório, só este ano foram registrados quatro homicídios, um assalto a caixa eletrônico, um assalto a uma loja no centro comercial, além de dezenas de outros roubos, furtos e arrombamentos a residências. Ainda segundo o relatório, foram furtadas seis motos em 2013 e o posto de atendimento dos Correios foi assaltado cinco vezes nos últimos dois anos.
O assunto em pauta despertou o interesse da população, que lotou o plenário e os corredores da Câmara Municipal. Foram mais de três horas de debate, onde todas as autoridades presentes se pronunciaram, esclareceram fatos e responderam perguntas da comunidade. O povo participou efetivamente com reivindicações e denúncias que variam desde poluição sonora, arrombamento de residências, até assaltos. O presidente da Câmara, Osório Garcia Júnior, o Júnior do Depósito, como é conhecido politicamente, iniciou os trabalhos com a leitura do relatório sobre o quantitativo da violência e falou dos motivos da realização daquela audiência. “O nosso objetivo aqui é proporcionar meios para que a comunidade possa discutir perante as autoridades aqui presentes a situação de violência em que se encontra a cidade e que ameaça a todos nós”, disse o vereador ao informar sobre a solicitação oficial de um posto da Polícia Civil para Edison Governador Lobão. O prefeito Evando Viana disse que, apesar de não ter obrigações institucionais para com a segurança pública, empreenderá esforços no sentido de amenizar a o problema.
PM vai fechar cerco -  O Tenente-Coronel Markus foi o último a se pronunciar. Ele respondeu perguntas diretas ao povo e garantiu tomar medidas imediatas e realizar operações especiais para combater a criminalidade em Governador Edison Lobão. A estratégia inicial é intensificar o policiamento ostensivo a partir do próximo final de semana. “Vou triplicar o policiamento e intensificar as ações em todo o município e vocês vão ver os resultados positivos dentro de 45 dias”, disse o comandante.
Após ouvir a comunidade e relatos de roubos de outros delitos, ele mandou um recado para os fora da lei. “Quem dever alguma coisa para a polícia e não quiser ser preso, se mude desta cidade, porque nós vamos fazer uma varredura aqui”, avisou o comandante.