(Brasília-DF) - O senador Lobão Filho (PMDB) recepcionou, no Plenário do Senado, líderes garimpeiros e a Câmara de Vereadores de Curionópolis, representada pelo seu presidente, João Patrocínio Filho, e pelo parlamentar Robson da Serra, líder do PMDB na Câmara. A reunião teve duração de três horas aproximadamente e diversos temas foram discutidos, todos envolvendo o Projeto de Mineração da SPCDM (Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral) tocado pela parceria Colossus Comigasp.
Segundo o presidente da Câmara de Curionópolis, uma onda de comentários infundados busca ameaçar o bom andamento da implantação, que rigorosamente tem seguido o TAC exigido pelo Ministério das Minas e Energia. “Não podemos aceitar que, depois de décadas de esquecimento e agora contemplados por um projeto tão grandioso como este, pessoas sem referências na história do município, muito menos entre a classe garimpeira, queiram, além de tirar proveito próprio, prejudicar a implantação que já está em fase avançada e tem seus trabalhos executados com muita responsabilidade social. Tenho acompanhado de perto e posso afirmar que nada tem sido ocultado a nós como representantes do povo de Curionópolis, nem aos líderes do povo garimpeiro”, ressaltou o vereador, falando do programa PORTAS ABERTAS da SPCDM, que disponibiliza aos garimpeiros e seus representantes visitas à mina e palestras que esclarecem dúvidas e levam informação sobre a mina e seu processo de implantação.
Para o vereador Robson da Serra, as publicações querem levantar suspeitas contra o Projeto de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, não passam de ameaças que sempre aconteceram. “Os inimigos do projeto sempre existiram e assim como foram vencidos e pudemos chegar até aqui, vamos continuar lutando, mostrando a verdade e vencendo todas as adversidades e foi para isto que fomos eleitos como representantes do povo de Curionópolis. Vamos continuar defendendo o povo garimpeiro e seu projeto de mineração que tanto tem beneficiado o município como um todo, mas especialmente a comunidade garimpeira que vive em Serra Pelada”, disse o vereador, referindo-se aos projetos sociais direcionados especialmente para formação e capacitação de jovens e adultos em Serra Pelada e o aumento sensível no comércio de todo o município, que tem possibilitado emprego e renda a todos os munícipes, estendendo-se inclusive a comunidades vizinhas como Eldorado dos Carajás e Parauapebas.
“Deixo claro que não me influencio por informações sem fundamento e vou combatê-las veementemente, pois entendo que elas objetivam única e exclusivamente prejudicar um projeto que só tem trazido melhorias e desenvolvimento. Este tipo de informação visa causar danos à imagem e às atividades deste projeto vitorioso”, finalizou o vereador Robson da Serra, reiterando seu apoio incondicional ao Projeto de Mineração da SPCDM.
Os vereadores foram recepcionados no último dia 23, às 18:30 horas, e no dia seguinte visitaram o gabinete do deputado federal Wandenkolk, do PSDB, que hoje preside a comissão de aposentadoria do garimpeiro. Segundo os vereadores, o deputado deu apoio aos parlamentares e se comprometeu a levar seus anseios ao governador do estado do Pará, Simão Jatene (PSDB). (Assessoria)
Publicado em Regional na Edição Nº 14414
Comentários