Montes Altos – A Câmara de Vereadores de Montes Altos aprovou nessa sexta-feira (9) o Projeto de Lei nº 34/2011, de autoria do Poder Executivo, que cria o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). A Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Trabalho, formada pelos vereadores Aldefran Barbosa Azevedo (presidente), Jaci de Sousa Fonseca (relator) e Aristides Dias Aguiar (membro), também emitiu parecer favorável pela aprovação do Projeto de Lei.
O secretário Sérgio Belfort (Esporte), que utilizou a tribuna “Moisés Bandeira”, assinalou que dos 217 municípios maranhenses, apenas 48 estão habilitados a receber convênios do governo do estado, incluindo o de Montes Altos. “A criação desse Fundo viabilizará o município a captar recursos junto aos governos estadual e federal, pois o objetivo é investir no setor cultural montealtense”, explica.
Ele observa que, devido à escassez de recursos financeiros, o município não consegue realizar grandes projetos culturais, embora a cidade tenha uma grande quantidade de pessoas talentosas. “Nós ficamos praticamente engessados por falta de recursos para investir no setor cultural montealtense”, observa.
Projetos
Belfort garantiu que lutará para viabilizar recursos para implantação da Casa da Música e a Academia Mirim de Letras de Montes Altos. “Esses são dois projetos considerados audaciosos, pois considero Montes Altos como berço cultural, pois percebo que há essa grande necessidade de implantamos uma Casa de Música e a Academia Mirim de Letras”, disse.
O secretário entende que o projeto da Academia Mirim de Letras incentivará crianças e adolescentes a viajar pelo fantástico mundo da literatura brasileira, além de retirá-las da ociosidade em Montes Altos. (Assessoria)
Comentários