O diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil, sediado em Brasília, Ricardo Lot, afirmou ontem que as mudanças ocorridas no horário de funcionamento da instituição financeira, iniciada por São Luís, foram adotadas somente na capital maranhense, contrariando o noticiado por um jornal local na edição de quinta-feira (24/04). A medida, segundo Lot, é resultado de um trabalho de pesquisa e foi iniciada em dezembro pelo estado de São Paulo.
“São estudos nacionais sobre atendimento nas agências e que levam em conta os benefícios na redução da rede e na otimização dos recursos. Isso porque foi constatada uma baixíssima utilização de agências fora do horário de expediente em áreas comerciais e de distritos industriais”, declarou Ricardo Lot, em entrevista por telefone.
De acordo com Lot, os clientes da instituição não precisam se preocupar com o atendimento. “Vão permanecer funcionando os terminais eletrônicos de áreas onde o movimento é maior, onde há grande concentração de pessoas”, ressaltou Ricardo Lot. O BB emitirá nota com detalhes sobre o assunto.
Segundo o diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil, seguindo as indicações do estudo do BB, a medida já está sendo adotada pelo banco em estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e, agora, no Maranhão. “Em Brasília, por exemplo, estão sendo fechadas há algum tempo as agências do setor gráfico e do setor de postos”, enumerou Lot.
O objetivo, de acordo com o diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil, é também acabar com problemas de fraudes e golpes, comprovadamente mais recorrentes quando as agências já estão fechadas e há pouco movimento nos terminais eletrônicos. “Os estudos mostram que os golpistas aproveitam locais e horários em que a cidade está mais vazia, por isso reafirmo que não é um problema localizado”, observou Ricardo Lot.