A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) disponibiliza o Caema Mobile aos seus usuários. É uma nova ferramenta que facilita e aprimora o atendimento aos clientes.
O aplicativo pode ser acessado por meio de download na loja de aplicativos do Google (Play Store) para dispositivos Android versão 5.0 ou superior. Está disponível ao público desde sexta-feira (5).
O cliente pode informar problemas que identificar nas redes de distribuição de água potável ou obstrução em pontos das redes coletoras de esgoto, o que garante mais eficiência e rapidez na tomada de medidas para solucionar os problemas apresentados.
O novo canal de comunicação poderá ser utilizado pelos usuários a qualquer hora do dia ou da noite. Permite acesso a serviços que poderão ser solicitados on-line. Por meio do Caema Mobile, o usuário tem acesso a emissão de segunda via, consulta de pagamentos efetuados e pode conhecer e acompanhar seu histórico de consumo.
A coordenadora de Micromedição, Ana Amélia Rabelo, que atua junto à Gerência de Comercialização (CCRC), ressalta que é importante o cliente acompanhar o seu consumo. "É um meio de controle de gastos e incentiva, inclusive, um consumo cada vez mais consciente e responsável, por parte dos clientes".
"Acompanhando o histórico, ao longo dos meses, o cliente pode ter em mente seu consumo médio e atestar a confiabilidade da cobrança pelo uso do hidrômetro. Essa postura permite, também, implantar medidas em casa para utilizar água tratada de modo mais consciente e ajustar consumo ao número de pessoas, e ao orçamento doméstico, diminuindo por exemplo, tempo de torneiras e chuveiros ligados enquanto se lava louças, escova os dentes, ou se toma banho, resultando em redução de gastos e perdas", disse Ana Amélia Rabelo.
O Caema Mobile tem um espaço voltado à interação dos usuários junto à Companhia. O objetivo de disponibilizar esse recurso é combater o desperdício de água potável. Por meio do item chamado Informar Vazamento é possível informar, em tempo real, problemas nas redes de distribuição.
"Este aplicativo foi pensado para que a população seja parceira da companhia na luta pela utilização e uso racional da água, na busca por melhorias dos serviços de coleta e tratamento de esgoto", aplica Manoel Paulo. Ele disse que, por meio desse recurso é possível repassar denúncias de fraudes, informações e registros de vazamentos, situações de falta de água em pontos isolados, entre outras situações. Manuel Paulo afirmou que esse espaço pode ser utilizado sem a necessidade do usuário vincular com a matricula. É uma maneira dos usuários ajudarem as equipes técnicas da Caema a identificarem melhor os pontos e locais das ocorrência de problemas, por meio do envio de fotos e localização via GPS. "Isso garante que as equipes possam atuar de forma mais rápida, precisa e eficiente", adisse Manoel Paulo.
O Caema Mobile fornece, também, a localização das Gerências de Negócios da Caema em São Luís e no interior do Maranhão, campo para envio de e-mail, SAC, Ouvidoria, site e loja virtual.

Serviços oferecidos pelo Caema Mobile:

Segunda Via de Fatura (em PDF);
Copiar código de barras;
Envio de fatura por e-mail;
Consultar Histórico de Pagamentos Efetuados;
Acompanhamento de Histórico de consumo;
Solicitação de Religação;
Acompanhamento de Serviços;
Denúncia de Fraude;
Registro de Vazamentos;
Registro de Falta de Água.