A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) continua os investimentos nos sistemas de esgotos e de abastecimento de água do interior, com o objetivo de aumentar a oferta de água para os usuários dos seus serviços. Dessa vez as ações promovidas pela empresa beneficiarão os sistemas das Gerências de São João dos Patos, Pinheiro, Presidente Dutra e Imperatriz.
O sistema de abastecimento de Colinas, pertencente à Gerência de São João dos Patos, ganhará um novo ponto de captação e distribuição de água tratada. Para isso serão construídas uma estação de tratamento de água (ETA) com capacidade de 300 metros cúbicos por segundo, captação tipo flutuante; estação elevatória de água bruta; estação elevatória de água tratada; adutora de água bruta; adutora de água tratada e 660 ligações domiciliares equipadas com hidrômetro.
A nova estação irá reforçar a produção de água da estação já existente na cidade, beneficiando moradores de toda a zona urbana, que compreende aproximadamente 40 mil pessoas. A assinatura da ordem de serviço, que marca o início da execução das obras, aconteceu no dia 17 de agosto, naquele município. O prazo de entrega da construção à população é de 180 dias.
No sistema de Bacuri, sob a responsabilidade administrativa e operacional da Gerência de Pinheiro, será perfurado um poço com vazão de 25 metros cúbicos por hora. A nova rede de distribuição, com três mil metros, levará água potável para mais de 300 domicílios, atendendo a uma demanda de aproximadamente 1.200 habitantes que residem no Centro da cidade e em bairros adjacentes. A ordem de serviço também já foi assinada e o prazo de conclusão do empreendimento é de 60 dias.
Para o gerente de Obras, engenheiro Marco Aurélio Diniz, os investimento trazem melhorias para a qualidade de vida dos moradores. “A execução das obras proporcionará um aumento na oferta de água tratada, bem como a melhoria nos serviços prestados pela empresa à comunidade” declara.
Para os sistemas da Gerência de Presidente Dutra foram adquiridos conjuntos motor bombas, além de materiais hidráulicos e elétricos, para manutenção do poço P-18, do sistema de São Domingos do Maranhão e do poço P-14, do sistema de Tuntum. Outra medida adotada é a substituição dos tubos de ferro galvanizado por tubos de PVC e adaptadores inox.
Segundo o superintendente do interior, engenheiro Felipe Fernandes, a água dessa região possui grande quantidade de ferro, o que danifica os tubos de ferro com mais rapidez, além de comprometer as bombas e os poços com a ferrugem liberada pelos tubos. “Com a substituição da tubulação, aumentará a vida útil dos equipamentos e dos poços e consequentemente, a oferta de água para a população”, explica.
Para Alto Alegre do Maranhão, sistema de abastecimento da Gerência de Pedreiras serão adquiridos conjuntos motor bombas para os poços P-1 e P-3, além de manutenção preventiva e corretiva nos quadros de comando com a substituição de materiais elétricos.
As melhorias se estendem também aos sistemas de esgotamento sanitário. Em Imperatriz, as seis estações elevatórias de esgotos serão beneficiadas com a aquisição de conjuntos de vedação (selo mecânico) para as 12 bombas existentes, para evitar que o esgoto trasborde no momento da sucção pelas bombas. Estes implementos irão contribuir para o pleno funcionamento das estações de tratamento de esgotos. (Vanda Vidigal)
Publicado em Regional na Edição Nº 14491
Comentários