O solo de sub-base muito suscetível a erosão, a danificação do sistema de drenagem da rodovia por cercas de fazendeiros que invadiram a faixa de domínio do DNIT (quebraram sarjetas, meios-fios e descida de água) e as fortes chuvas que atingiram a região ocasionaram o aparecimento de erosões na BR-222/MA, do Km 460.2 ao 619.3, no trecho que vai de Santa Luzia do Tide a Bom Jesus das Selvas.
Também contribuíram para o agravamento do problema o lixo jogado pela população às margens da rodovia (obstruiu as descidas d'água e sarjetas) e as ligações clandestinas de esgotos no sistema de drenagem pluvial, que gerou a erosão do Km 580.6.
Por causa dos motivos descritos acima, a BR-222 está:
Providências já tomadas pelo DNIT/MA
O DNIT, por meio de sua Unidade Local em Imperatriz, já notificou a Prefeitura de Santa Luzia para que faça a coleta de lixo. Também está tomando as medidas cabíveis para notificar os proprietários das fazendas que invadiram a faixa de domínio.
MEDIDAS EMERGENCIAIS
1- A sinalização emergencial (nos trechos com problema) já foi providenciada, visando dar mais segurança aos usuários.
2- A Unidade Local do DNIT em Imperatriz está fazendo o levantamento dos problemas/pontos críticos da BR-222 nos trechos citados, para a realização de licitação com o objetivo de corrigi-los.
Comentários