O secretário das Cidades, Pedro Fernandes, está em Brasília durante esta semana realizando audiências em ministérios. Esteve no Ministério das Cidades, Ministério dos Transportes, Defesa Civil e outros órgãos analisando projetos novos para trazer para sua pasta no Maranhão.
Em reunião com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, cobrou a continuidade do processo licitatório da BR-135, suspenso desde o dia 5 de julho com a crise que derrubou o ministro Alfredo Nascimento.
“Estamos retomando a partir de agora”, garantiu Paulo Passos. “Tínhamos certeza que os frutos dessa reunião seriam positivos. Foi Paulo Passos quem foi ao Maranhão quando ainda era interino e nos garantiu a obra”, comemora Pedro Fernandes.
A licitação - Sob o número 515/2010, o processo licitatório da duplicação da BR-135 já estava na fase de habilitação das empresas concorrentes. No último dia 21 de junho, as empresas Egesa, Toniolo Busnello, Barbosa Mello, o Consórcio Ivaí-Torc, o Consórcio Realidade-Convap, o Consórcio CBEMI-TGV e o Consórcio SPA-COWAN-VIA compareceram à sede do DNIT para entregarem a documentação para participar do certame. Aguardava-se a publicação no Diário Oficial da União. Agora, com o retorno dos trabalhos, aguarda-se o término das análises dos documentos.
A suspensão - A suspensão de todas as licitações do Ministério dos Transportes foi anunciada pelo então ministro, Alfredo Nascimento, no auge da crise dos transportes e atingiu também a duplicação da BR-135, no Maranhão, embora esta obra não estivesse no rol das possíveis irregularidades detectadas.
Outros projetos - Sobre a duplicação da Barragem do Bacanga, Paulo Passos disse que o Maranhão ainda aguardará um pouco para a efetivação, mas garantiu recursos para o trem regional de passageiros que ligará São Luís a Itapecuru-mirim, passando por Bacabeira. Na primeira fase, o trem deverá chegar apenas a Bacabeira.
Publicado em Regional na Edição Nº 14174
Comentários