Estão abertas as inscrições para concessão de bolsa destinada aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
São oferecidas bolsas de auxílio moradia estudantil, modalidade de prestação pecuniária, auxílio alimentação, modalidade prestação pecuniária, bolsa permanência e, pela primeira vez, será oferecida a bolsa de auxílio transporte para os campi do continente.
O auxílio moradia estudantil e a modalidade de prestação pecuniária são destinados aos alunos devidamente matriculados nos cursos dos campi de Imperatriz, São Luís, Chapadinha, Bacabal, Balsas, Codó, São Bernardo, Pinheiro e Grajaú, e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada.
Já a bolsa de auxílio transporte vai assegurar aos estudantes o transporte de suas residências até o campus, exclusivamente para desenvolver atividades acadêmicas.
Serão atendidos pelo auxílio prioritariamente os alunos que vieram de escolas públicas ou aqueles que comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio vigente. As vagas ofertadas serão preenchidas de acordo com a classificação final e a disponibilidade de orçamento da Proaes.
A bolsa de permanência do Ministério da Educação oferece concessão para auxílio financeiro para acadêmicos indígenas, quilombolas e para aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Esta bolsa tem como objetivo diminuir as desigualdades sociais, além de contribuir para a permanência dos alunos na graduação.
Na bolsa permanência oferecida pela Universidade, os alunos contemplados devem estar devidamente matriculados em um dos cursos presenciais de graduação e comprovar vulnerabilidade socioeconômica.
O valor financeiro da bolsa visa garantir a permanência dos acadêmicos na instituição e tem a carga horária de atividade semanal de doze horas.
Para concorrer ao edital de auxílio alimentação na modalidade de prestação pecuniária, os acadêmicos devem comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O recurso pretende ajudar nas despesas com alimentação e os campi são responsáveis pela análise da documentação de cada estudante.
(Informações: Ascom)