O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) anunciou pelas redes sociais, na noite dessa quinta-feira (30), o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) como o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão.
O deputado Bira assumirá a pasta no próximo dia 01 de janeiro e será responsável pela política estadual de Ciência e Tecnologia, o ensino superior, técnico e profissional, bem como apoiar a pesquisa básica e aplicada.
O parlamentar mostrou-se surpreso com o convite e afirmou que recebeu com alegria a indicação. Bira ainda afirmou que não poderia negar um pedido do governador Flávio Dino, ainda mais em um momento de mudança como o que se aproxima.
“Estou muito motivado com o convite e disposto a contribuir com o processo de mudança do Maranhão. Eu não poderia negar um pedido do governador, aceitei essa missão e me sinto muito honrado, dedicarei minha vida para transformar a realidade social do Maranhão, através do ensino e da qualificação profissional”, destacou Bira.
A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (IEMA), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, um dos compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino.
Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado. Atuando como órgão de interlocução, articulação e indução do processo de desenvolvimento científico e tecnológico, com vista à inovação, baseado nos princípios de gestão compartilhada, sustentabilidade, proatividade, solidariedade e democracia.
A Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA) foi criada pela SECTEC para democratizar o acesso à educação a distância, integrando ensino, pesquisa, extensão e tecnologia. A estrutura da Univima é formada por estúdios de gravação e edição, salas de videoconferência e laboratórios avançados de informática e de produção.
Atualmente, a UNIVIMA conta com 10 Polos Tecnológicos instalados no estado. Um na capital, localizado na Praia Grande, e dez distribuídos nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Codó, Caxias, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Brejo, além de um Núcleo da Universidade Virtual em Porto Franco.
Com o intuito de promover uma educação de qualidade e dar oportunidade à comunidade em geral, o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA), ligado à UNIVIMA, oferece cursos de Iniciação em Ciências, cursos na Área de Informática e cursos de Capacitação Profissional, tendo como seu público-alvo alunos e egressos do Ensino Médio, com prioridade para os da rede pública, trabalhadores, docentes do Ensino Fundamental e do Médio, pequenos e microempresários e a comunidade em geral.
Em busca de um atendimento mais abrangente, o CETECMA realiza cursos itinerantes, no entorno das 10 unidades do Centro. Processamento de Pescado, Beneficiamento da Carne do Caranguejo e Beneficiamento Primário do Leite são cursos itinerantes oferecidos pela unidade. Oferecendo também os cursos de Introdução em Informática, Fabricação de Produtos de Higiene e Limpeza, Processamento de Frutas e Hortaliças, Processamento do Leite e Seus Derivados, Processamento do Pescado, Produção de Sabão e Sabonete.
O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Estaleiro Escola do Maranhão está ligado diretamente à UNIVIMA. O projeto visa o resgate das técnicas de produção de embarcações tipicamente maranhenses, através da carpintaria naval tradicional. No curso são ministradas disciplinas como: ecologia, materiais e geografia, entre outras específicas da área de construção.
Além da promoção de cursos para a produção naval, o CVT Estaleiro Escola também já oferta cursos na área de Informática, Educação Ambiental, Turismo e Eletrotécnica. Também são desenvolvidos projetos como o Cinema Popular e Vestibular da Cidadania.
Publicado em Regional na Edição Nº 15147
Comentários