Estudantes e professores de CE da Cidade Operária participam de projeto envolvendo a temática Biodiversidade e Cultura Maranhense

Alunos, professores e direção do Centro de Ensino Paulo VI, escola da rede estadual, localizada na Cidade Operária, participam até quarta-feira (24) do projeto Interdisciplinar 2011, com a temática Biodiversidade e Cultura Maranhense. Cerca de 2.500 estudantes estão envolvidos na ação, que teve início na manhã dessa segunda-feira (22).
Estudantes e professores estão desenvolvendo trabalhos a partir de vários subtemas. O primeiro dia de atividades foi desenvolvido por alunos do 1º ano, o segundo, nesta terça-feira (23), ficará por conta do 2º ano e no último com os do 3º ano, quando ocorrerá o encerramento do projeto.
“A temática proposta pelos professores foi muito bem aceita pelos alunos. Com a confecção dos trabalhados, começamos a ter uma noção mais abrangente da necessidade de preservarmos o meio ambiente, não só para garantir uma vida saudável no futuro, mas para começar esse processo de melhoramento das condições de vida, agora no presente”, contou Juliana de Morais Lasak, aluna do 1º ano do Ensino Médio.
De acordo com os professores, o projeto tem a finalidade de propor mudanças de postura e a oportunidade de reflexão em relação aos métodos trabalhados em sala de aula.
“Estamos possibilitando aos nossos alunos a oportunidade de pensarem no nosso planeta por meio de uma visão que trabalha a questão da sustentabilidade. O objetivo está sendo alcançado. Quando pensávamos nestes temas, tínhamos a certeza que os nossos alunos teriam a inquietação necessária para a fomentação de trabalhos e viessem expor de forma tão didática como estão sendo apresentadas nesta mostra”, destacou Cristiane Carvalho, professora de Biologia.
A direção da escola programou a apresentação dos trabalhos em três dias, o que possibilitará a interatividade entre os alunos. Nesse período, a escola vai trabalhar com a seguinte programação: apresentações culturais, produções literárias, exposições de trabalhos nos estandes, entre outras atividades.
Para a gestora da escola, Conceição Reis Carneiro, a forma como o trabalho está sendo desenvolvido garante participação de todos os alunos. “O mais gratificante é perceber que os nossos alunos se identificaram com as temáticas e estão apresentando trabalhos bastante criativos e com riqueza de detalhes”.

Subtemas
Entre os subtemas desenvolvidos estão: A Pluralidade Linguística e a Cultura Maranhense: As Múltiplas Facetas Linguísticas - Culturais do Maranhão; Os Pregoeiros do Maranhão - Artistas de Rua em São Luís; Biodiversidade e a Cultura dos Povos Indígenas Maranhenses (Barra do Corda e Amarante); Meio Ambiente e Artesanato e Folclore.
Outros subtemas são: A contribuição da Arquitetura Colonial para o Desenvolvimento Cultural do Maranhão; Os Telhados do Casario Colonial do Maranhão na Perspectiva dos Colonizadores do Maranhão; A Culinária como porta de entrada para a diversidade cultural; Música e Literatura Maranhenses; A Cultura da Pesca no Maranhão; Danças Maranhenses; Cidade Olímpica: Novos Olhares (relação literatura de Cordel X relação sócio-econômica do bairro); Danças Maranhenses e outros.