Teve início nessa terça-feira (15), no Imperial Shopping, em Imperatriz, o Balcão de Renegociação de Dívidas, onde consumidores do município, em situação de inadimplência, poderão negociar seus débitos junto a empresas e instituições, resgatando sua condição de consumidor sem restrições.
A organização do evento – que vai se estender até o dia 18 de março – é do 2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Imperatriz, com o apoio da Coordenadoria dos Juizados Especiais, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e do Procon (Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor).
“A ideia é incentivar a cultura da negociação direta, assegurando ao cidadão a oportunidade de saldar seus débitos com condições diferenciadas”, explica a juíza Ana Beatriz, uma das coordenadoras do projeto em Imperatriz.
A ação integra o programa ‘Consumidor Adimplente – Cidadão com Plenos Direitos’, de iniciativa do Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), cujo entendimento é de que a conciliação é a melhor via para permitir a repactuação de dívidas.
O objetivo é ampliar as oportunidades de conciliação entre empresas e clientes dos mais diversos segmentos do mercado, evitando o superendividamento e estimulando o crédito responsável e a educação financeira do consumidor.
A expectativa dos organizadores do evento é de que haja um bom volume de negociações durante o evento, a exemplo do que ocorreu em São Luís, onde o Balcão de Conciliação registrou mais de R$ 10 milhões em dívidas renegociadas entre clientes e empresas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (99) 3523-7592 (2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Imperatriz).