A Vale realiza hoje (19), às 15h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a aula inaugural do Programa Formação Profissional 2011. O objetivo é formar profissionais qualificados para atuar nas áreas de Ferrovia, Porto e Pelotização. A cerimônia contará com a participação de cerca de 250 alunos que terão acesso à fase teórica da formação, com duração de 3 a 4 meses, sendo realizada pelas instituições de ensino parceiras do programa.
Uma vez aprovados na fase teórica, os jovens partem para a formação prática na Vale. Ao final, os participantes poderão ser absorvidos pela empresa ou passarão a compor um banco de profissionais qualificados para oportunidades futuras. Além da formação teórica, o programa oferece uma bolsa-auxílio aos participantes no valor de R$ 400,00 para alunos com o Ensino Médio e R$ 800,00 para alunos com o Ensino Técnico.
Para 2011, serão oferecidas 899 vagas distribuídas em diversas localidades sendo que, no Maranhão, serão ofertadas vagas para 598 jovens.
O programa teve início em 2003, formando cerca de 1.300 pessoas no Maranhão. Em 2008 e 2009, o Programa Formação Profissional formou 3.300 alunos em diversos estados onde a Vale está presente. Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos, Ensino Médio completo ou Ensino Médio Técnico para os seguintes cursos técnicos: Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Edificações, Estradas, Mecânica e Metalurgia.
O processo seletivo é dividido em várias etapas: realização de provas específicas, dinâmicas de grupo, avaliação psicológica, entrevista com os gestores da Vale e exames médicos. (Assessora de Imprensa)
Publicado em Regional na Edição Nº 14181
Comentários