Ribamar Fiquene – A prefeitura de Ribamar Fiquene e Câmara Municipal realizaram audiência pública para coletar sugestões da população a serem incluídas na deliberação de emenda popular ao Orçamento da União 2012.
Foi a primeira vez que no município a população pôde participar diretamente da decisão sobre a proposta a emenda de iniciativa popular ao Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2012.
A audiência pública aconteceu no Centro Paroquial Irmã Maria Pia, com a participação no encontro de trabalho, do prefeito Dioni Alves, da vereadora vice-presidente da Câmara, Betânia Edivirgem, do vice-prefeito, Luís Sabino, da vereadora Arcanja Lima e dos secretários municipais da Saúde, Joel Zemf; da Educação, Ivoneide Pereira; da Assistência Social, Edla Karla de Sousa; da Cultura e Esporte, Edvan Araújo; da Infraestrutura, Genivaldo Sousa, e da Administração, Kely Pinto, e lideranças comunitárias.
Na abertura do encontro foi feito o detalhamento das propostas apresentadas na área da saúde, com destaque às três opções para que a comunidade discutisse a emenda de iniciativa popular. O valor da emenda foi definido de acordo com o tamanho da cidade. Ribamar Fiquene tem hoje 7.382 habitantes, segundo estatística do IBGE.
A reunião contou com um público de 213 participantes que votaram e, em seguida, a população debateu sobre a sugestão a indicação de verbas de R$ 400 mil, foi votada e aprovada a ação 7652 - para a implantação de melhorias sanitárias domiciliares para prevenção e controle de agravos – kit comunitários.
Ao final da audiência pública, o prefeito Dioni Alves ressaltou a importância da decisão à prioridade dos kits comunitários, principalmente porque a audiência pública teve a última palavra sobre o assunto.
Segundo o relator Arlindo Chinaglia, o projeto de Lei Orçamentária Anual de 2012 deverá ser votado até o dia 22 de dezembro, pelo Congresso Nacional, quando o parlamento entra em recesso. (ASCOM)
Publicado em Regional na Edição Nº 14266
Comentários