Santa Inês - Com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, entre outros assuntos, o Ministério Público do Maranhão promoveu, na quarta-feira, 23, audiência pública, no povoado de Três Satúbal, localizado na periferia do município de Santa Inês (a 250km de São Luís). Aproximadamente 150 moradores participaram do evento.
No encontro, realizado na Praça da Igreja, foram discutidos temas como cuidados com o meio ambiente, combate à dengue, queimadas, desarmamento e acesso à certidão de nascimento e outros documentos.
O evento foi idealizado pela promotora de Justiça Araceles Lima Ribeiro, que tem as atribuições de defesa do meio ambiente, defesa da saúde e direitos do cidadão. Também participaram da audiência a juíza Larissa Tupinambá, que discorreu sobre registros públicos; o delegado Walter Costa, que abordou a questão do desarmamento bem como do horário de funcionamento de bares; a chefe da Vigilância Sanitária, Elisângela Coutinho, que reforçou os cuidados contra a dengue; e o secretário municipal de Meio Ambiente, Jonildo Oliveira, que concedeu orientações sobre a preservação do Lago Remanso e outras áreas de preservação.
A promotora de Justiça Araceles Ribeiro se encarregou de falar sobre a Lei Maria da Penha e gravidez precoce.
“A parceria com as demais autoridades contribuiu para o sucesso do feito, objetivando prevenir e conscientizar a população. É pensamento do grupo continuar com visitas a outros povoados, pois a justiça tem de ir aonde o povo está”, declarou a promotora de Justiça sobre a mobilização. (CCOM - MPMA)