Atletas maranhenses que participarão de competição de handebol na Paraíba

Com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), uma delegação composta por 82 alunos/atletas de escolas públicas da rede estadual de ensino, localizadas em São Luís, viajou nessa sexta-feira (11) à Campina Grande (PB) para participar da competição Norte-Nordeste de Handebol, organizada pela Confederação Brasileira de Handebol. Acompanham a delegação maranhense 12 pais de estudantes e 4 técnicos.
A delegação é formada por atletas das escolas públicas Barbosa de Godóis, Liceu Maranhense, Raimundo Corrêa, Paulo VI e Governador Edison Lobão (CEGEL). Os alunos destes centros de ensino irão participar da competição nas categorias mirim (masculino e feminino), infantil (masculino e feminino), cadete (masculino e feminino) e juvenil masculino.
De acordo com o coordenador de esporte da UI Barbosa de Godóis, Eduardo Teles, essa é a maior delegação esportiva que já saiu para representar o Maranhão em competições fora do estado. “Estamos muito entusiasmados, pois com o apoio da Seduc, pela primeira vez uma grande delegação vai representar o Maranhão. Esse é um trabalho que já vem sendo feito com alunos de toda a rede pública estadual de ensino. Vamos fazer de tudo para trazer uma boa premiação para nosso estado”, afirmou.
Há mais de dois anos, os alunos/atletas das escolas da rede pública estadual de ensino da capital vêm participando com sucesso de diversas competições, entre elas o Campeonato Maranhense de Handebol, Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Baixinho Bom de Bola.
“A competição é uma grande oportunidade para revelar talentos e também mostrar o Handebol do Maranhão em outros lugares”, enfatizou o aluno Gabriel Cantanhêde da Silva, do 2º ano do Ensino Médio do Cegel.
Para Luana Carvalho Pereira, do 8º ano do ensino fundamental, do Barbosa de Godóis, a expectativa é grande e representa uma nova experiência. “Minha expectativa é muito grande. Vou vivenciar uma nova experiência e lutar para trazer um troféu para o Maranhão”, comentou a atleta.
A gestora da escola Barbosa de Godóis, Venina Irineu Frazão, disse que o esporte contribui muito para o sucesso do aluno na aprendizagem. “Vejo o esporte como uma ferramenta eficaz para melhoria da qualidade do ensino”, observou. Ela também agradeceu o empenho e colaboração da Seduc, no que diz respeito às inscrições dos atletas na competição, transporte e alimentação. (Roci Dourado)