São Luís - “Um quantitativo de cerca de nove mil alunos serão beneficiados com este convênio que estamos assinando agora. Estamos trabalhando no sentido de buscar mecanismos que venham a melhorar a qualidade do ensino no nosso estado, e essas parcerias têm o mesmo objetivo fim: melhorar os índices educacionais do Maranhão”. A afirmação foi do secretário de Educação, João Bernardo Bringel, se referindo ao convênio assinado em cerimônia, nessa quinta-feira (27), no Hotel Pestana, entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e a Vale, para implementação do Programa Gestão Escolar.
A parceria tem como objetivo implantar um modelo de planejamento educacional diferenciado, para escolas de ensino médio da rede estadual. Nessa primeira fase do programa, serão beneficiadas oito escolas da área Itaqui-Bacanga, em São Luís, e mais oito escolas localizadas em áreas em que a Vale tem influência, como os municípios de Açailândia (quatro escolas) e Santa Inês (outras quatro).
O secretário João Bernardo Bringel ressaltou que o Maranhão está caminhando com grande perseverança para modificar seus índices educacionais. Segundo ele, a Seduc vem trabalhando de forma incansável no intuito de modificar o panorama que hoje se apresenta para o estado, por isso, estão sendo realizados projetos na área de diagnósticos da situação educacional do estado, que venham a apontar caminhos para que o Maranhão supere os índices apontados; além de criar programas de reforço escolar para alunos do Ensino Médio, com vistas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos próximos anos.
“Esse projeto que acabamos de assinar irá trazer avanços para a educação em nosso estado. É um projeto grandioso, em que a Vale contribuirá com o suporte técnico e pedagógico para a qualificação dos nossos gestores e supervisores, e o grande beneficiado com todo esse projeto conjunto, será o aluno e a sua família, que terão um novo modelo de educação sendo pensado e trabalho pelo Governo do Estado do Maranhão”, afirmou.
Segundo Vera Martins, gerente de Recursos Humanos da Vale, o Programa de Gestão Escolar, tem uma grande importância para a Vale, no que se refere ao melhoramento da educação ofertada, o que consequentemente irá refletir em uma maior qualificação profissional dos jovens maranhenses. “A Vale junto à Seduc quer proporcionar aos jovens do Maranhão um ensino público com mais qualidade. Nós temos vários projetos que têm como foco a qualificação profissional através da estruturação de um ensino básico de qualidade nas regiões onde estamos atuando”, frisou.
Para a gestora da Unidade Regional Educação (URE) de São Luís, Sônia Maciel, esse projeto vai possibilitar a criação de um novo modelo de organização nas escolas, ou seja, os gestores terão uma gestão educacional organizada, acompanhada, estruturada e ampliada. “A princípio esse modelo de gestão educacional irá beneficiar as escolas da área Itaqui-Bacanga, no intuito de buscar a construção de forma consistente de um ensino cada vez mais qualitativo para os nossos jovens”, comentou.
O Programa de Gestão Escolar focaliza a sua incursão na formação de supervisores e gestores escolares, que têm a responsabilidade de planejar e coordenar os processos de trabalho nas escolas. Neste sentido, cada escola terá seu corpo técnico capacitado para planejar de forma estratégica suas atividades, visando a melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos.
Capacitação
O projeto prevê a capacitação dos gestores e supervisores, ministrada pelos técnicos de uma empresa de consultoria contratada pela Vale. A Seduc, nesta etapa do programa, disponibilizará as escolas e fará o acompanhamento e avaliação dos participantes.
O convênio do Programa de Gestão Escolar terá duração de 18 meses, atendendo cerca de nove mil alunos de 16 escolas da rede. Cada unidade de ensino fará um diagnóstico da situação escolar, tendo como base as condições atuais dos programas pedagógicos.
O projeto tem como meta criar quatro grupos de trabalho, compostos por até 20 participantes por grupo, entre diretores, supervisores, professores e representantes da comunidade escolar. Eles serão acompanhados pela Consultoria Projecta, parceira da Vale, na execução do programa.
As reuniões dos grupos acontecerão duas vezes a cada mês, para que os consultores possam apresentar os resultados obtidos e participar das atividades teóricas e práticas. O suporte técnico aos grupos também será dado a distância, por meio de uma plataforma online. (Nielsen Furtado)
Comentários