A diretora-geral do Tribunal Superior Eleitoral participou da abertura da 2ª edição do Encontro de Assessores de Planejamento da Justiça Eleitoral que ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, em Vitória, durante os dias 27 e 28 deste mês.
O evento objetivava debater propostas e ações que estruturem e fortaleçam a estratégia nacional, a integração entre os tribunais e o alinhamento das atividades do TSE com os TREs. Para tanto, os participantes buscarão traduzir em planos de ação e em projetos as diretrizes nacionais para 2015 e 2016 traçadas no 1º Encontro Estratégico da Justiça Eleitoral, ocorrido em fevereiro na sede do TSE, e, com isso, aperfeiçoar o trabalho.
Durante o encontro, criou-se um grupo de trabalho que ficará responsável por acelerar a produção de estatísticas da Justiça Eleitoral em âmbito nacional e uma rede de governança colaborativa. Segundo explicou o assessor Fabiano de Andrade Lima (Assessoria de Gestão Estratégica do TSE), “este grupo é importante porque fará interface com os vários Tribunais Regionais Eleitorais”.
Pelo TRE-MA participaram os servidores Karla de Faria Abdala (coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão) e Rafael Tiengo Correa (seção de Planejamento e Desenvolvimento). Karla Abdala e mais 4 servidores (Paraná, Amazonas, Sergipe e Goiás) foram eleitos para atuarem como “pontos de contato” em cada uma das regiões do Brasil, facilitando a comunicação entre os Regionais e o Superior e entre si próprios.

Apresentações
Além de ter sido eleito para participar como representante da JE no grupo de trabalho de governança colaborativa, o TRE-MA apresentou duas práticas:
- Ações e Projetos do Plano Estratégico 2015-2020 provenientes dos diagnósticos dos levantamentos de governança do Tribunal de Contas da União, TIC, Pessoas, Aquisições e Governança Pública;
-  Elaboração da proposta orçamentária pleitos 2016 com a participação do Conselho de Zonas Eleitorais e do Comitê de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau.