Os moradores do Assentamento João do Vale, localizado a 62 km do município de Açailândia receberam na última quinta-feira (01) uma grande ação social. O evento é uma iniciativa da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) em parceria com a Promotoria Pública de Açailândia.
Os colaboradores saíram de casa em casa convidando os moradores para as atividades. O evento teve início às nove horas da manhã e contou com palestra educativa para os presentes sobre segurança com energia elétrica e o uso consciente de energia. Atentos a tudo que era dito, os moradores também aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre como melhor utilizar a energia e também as informações presentes na conta de energia.
Logo depois aconteceu troca de lâmpadas incandescentes por florescentes de cerca de 50 famílias, distribuição de folhetos informativos e brindes. Junto com estas atividades foi feito o cadastro dos moradores no Tarifa Social Baixa Renda, programa do governo federal que visa beneficiar famílias de baixa renda com desconto de até 65% na conta de energia.
A presidente da Associação de Moradores do Assentamento João do Vale, Caetana da Silva, destacou que essas famílias são muito carentes de informações. “Essa ação é muito importante para a nossa comunidade. Porque aqui é todo mundo muito carente e esse desconto vai ajudar bastante. Além de agora eles terem mais noção do que deve e não deve ser feito com a energia”.
Maria Lima, moradora do assentamento desde sua fundação, há 6 anos, lembrou que a maioria dos moradores, por querer economizar na hora da compra, acabam escolhendo as lâmpadas incandescentes. “Essa ação é muito boa, pois estão trocando as lâmpadas. Eu mesma sei que essa mais cara é mais econômica, porém na hora que queima, acabo comprando essa mais barata. Mas agora vou economizar com as que troquei”.
Uma nova ação, desta vez na sede do município de Açailândia, acontece no próximo dia 12. A programação acontece nas bases dos Centros de Defesa da Vida e Direitos Humanos nos bairros Centro, Vila Capeloza, Vila Ildemar e Vila Bom jardim. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Regional na Edição Nº 14772
Comentários