Raimundo Primeiro
Muita animação e comidas típicas durante a 5ª edição do "Arraial da Cidadania", promovido pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria de Cultura do Município, durante o período de 28 a 30 de junho. As festas juninas aconteceram em clima de paz e confraternização, entre comunidade e as pessoas que visitam a cidade durante o período de veraneio em virtude das férias escolares, agora em julho.
A programação aconteceu no pátio da Igreja Matriz da cidade, com apresentação de quadrilhas, realização do tradicional casamento das festas que animam o Nordeste nesta época do ano, além do Bumba-Meu-Boi, reforça a importância da cultura e dos costumes do povo maranhense no transcorrer da festa, que movimentou o município durante os três dias de realização.
Participaram das competições, as quadrilhas "Busca-Pé", "Força Jovem", "Catequese" e "Treme-Chão". Agora em 2013, porém, a campeão do certame foi a "Força Jovem", que venceu os quesitos dança e casamento. As premiações foram para o 1º, 2º e 3º lugares. As outras quadrilhas participantes receberam troféus.
O "Arraial da Cidadania" foi animado pela Banda Som da Terra e o sanfoneiro Pedro Bispo, que tocou e cantou o melhor do forró, incluindo no repertório músicas de artistas consagrados da Música Popular Brasileira (MPB), entre os quais Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", e Dominguinhos, além de fazer o público presente dançar e divertir-se com músicas de artistas regionais, inclusive as de sua autoria.
Este ano, participaram as quadrilhas "Pau Pingando" (Buritirana), "Mandiocão" (Senador La Rocque), "Sovaco de Cobra" e "Zé Comeu" (Imperatriz). A festa faz parte do calendário de Amarante e contou com a presença da prefeita Adriana Ribeiro (PV). A propósito, a chefe do Executivo reafirmou apoio aos movimentos culturais, também, segunda ela, essenciais ao processo de desenvolvimento de Amarante.
Publicado em Regional na Edição Nº 14748
"Arraial da Cidadania" movimenta Amarante
Festa conta com apresentação de quadrilha, venda de comidas típicas, além de show com Pedro Bispo, o "Rei do Forró" na região tocantina
Comentários