Em menos de dois meses, mais de 20 mil atendimentos já foram contabilizados pelo Aplicativo Monitora Covid-19, plataforma digital lançada pelo Governo do Maranhão em parceria com o Consórcio Nordeste. O aplicativo registra informações de pessoas que estejam com sintomas do novo coronavírus.
A tecnologia do app está articulada ao registro eletrônico de saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permite visualizar o tempo de quarentena de cada paciente, dentre outras informações, que servem de base para tomada de decisões.
O gestor do Conecta SUS, João Cunha, fala sobre a importância da ferramenta no monitoramento aos casos do novo coronavírus. "O aplicativo possibilita aos usuários com sintomatologia de Covid a possibilidade de ter diariamente contato com profissionais de saúde, no intuito de minimizar o agravamento da doença e sinalizando quando necessário for o encaminhamento para serviços de saúde diminuindo o risco de óbito", ressalta o gestor João Cunha.
Formandos em Medicina e Enfermagem, acompanhados de supervisores, são responsáveis, aqui no Maranhão, pelo monitoramento do aplicativo, que está disponível para download em smartphones com sistema operacional Android e IOS.
A estudante Nattascha Almeida fala do atendimento recebido após o cadastro no aplicativo. "Quando comecei a apresentar os sintomas, fiquei muito nervosa, fiz uma pesquisa na internet e encontrei o aplicativo, baixei e fiz o meu cadastro. No dia seguinte tive o retorno com a ligação de uma enfermeira que me deu todas as orientações necessárias. Gostei muito do atendimento. Hoje estou no quarto dia de isolamento, recebendo ligações diárias de uma médica que faz o meu acompanhamento", conta Nattascha Almeida.
Já o administrador Paulo Rogério Araújo destaca a rapidez com que recebeu o retorno médico após se cadastrar no aplicativo. "Eu me surpreendi com a rapidez, pois fiz o meu cadastro na sexta por volta das 22h e no sábado pela manhã já recebi a ligação de um médico que foi muito atencioso e me deixou muito confortável. Eu apresentei dor na garganta, na cabeça, coriza, falta de ar e cansaço. Hoje estou em isolamento, obedecendo todas as recomendações e tendo acompanhamento médico diário, via telefone", ressalta Paulo Rogério.
Para dar maior celeridade, o tempo de resposta aos usuários do app não pode ultrapassar quatro horas para pacientes vermelhos, oito horas para pacientes laranjas, 12 horas para amarelos e 24 horas para verde. Essa classificação por cores é feita de acordo com as informações repassadas pelos usuários.
Disque Covid
Outro serviço oferecido no Maranhão para pacientes com sintomas leves da doença é o Disque Covid, onde é possível receber informações clínicas gratuitas, sem sair de casa, através do serviço de call center que oferece assistência quanto à medicação adequada ou qual unidade procurar caso o quadro sintomático se agrave.
Em funcionamento desde o dia 4 de maio, o serviço já realizou mais de 3 mil atendimentos por telefone. O Disque Covid possui dez pontos de contato e o atendimento no call center é feito por alunos de Medicina e Enfermagem, sob a supervisão de uma equipe composta por dois médicos e duas enfermeiras.
"O Disque Covid é um canal de teleatendimento do Governo do Estado, que orienta os pacientes em isolamento domiciliar com diagnóstico de Covid-19, e precisam de algum suporte clínico", acrescenta a coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial do Maranhão, Mércia Gonçalves.
Para ter acesso ao Disque Covid, basta ligar para o telefone (98) 3190-9091. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h. (Secap)
Comentários