Aplicativo reforça as ações já desenvolvidas para maior celeridade e facilidade das denúncias para combate à criminalidade

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (2), mais uma ferramenta para combate à criminalidade: o aplicativo Disque Denúncia para smartphones. O lançamento foi realizado na sede do Disque Denúncia na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Com funcionamento 24 horas por dia, a ferramenta está apta ao recebimento de denúncias de diversos tipos de crimes e informações sobre problemas em geral das comunidades.
A plataforma do Disque Denúncia no Maranhão já dispõe do serviço de denúncias pelos telefones (98) 3223-5800, na capital, e (99) 0300-3135-800, nos demais municípios; além das denúncias terem a possibilidade de serem formalizadas pelo WhatsApp através do número 9-9224-8660 do Disque Denúncia. Com o aplicativo lançado nesta terça-feira, será ainda mais fácil e preciso o envio de informações à polícia, com a possibilidade de envio de fotos, vídeos e outros arquivos. O aplicativo pode ser baixado em smartphones, tablets, televisões smart, veículos e até relógios que tenha o sistema operacional Android.
Ao enviar uma denúncia por meio do aplicativo, o cidadão colabora diretamente com as forças de segurança que trabalham de forma integrada. O Disque Denúncia recebe a informação e repassa aos órgãos competentes que dão resposta em tempo hábil, com total segurança e sigilo de quem formalizou a denúncia que, assim, tem a oportunidade de contribuir no combate a atividades criminosas no estado.
O aplicativo conta com uma interface prática e de fácil utilização, à qual podem ser acrescentados arquivos de fotos, vídeos, áudio e documentos, aumentando, desta forma, a eficiência das operações e contribuindo com as investigações das autoridades.
O coordenador do Disque Denúncia, Augusto Mendes, informou que, no caso de envio de uma mensagem ao aplicativo, existe todo o resguardo da fonte, ou seja, o anonimato é garantido. “O Disque Denúncia garante o seu anonimato. Com esta parceria entre o cidadão e o Disque Denúncia, podem ser repassadas informações sobre tráfico de entorpecentes, homicídios, maus tratos contra crianças, adolescentes e animais, perturbação da paz, abusos sexuais, desaparecimentos de pessoas, foragidos da Justiça e outras violências de natureza grave. Qualquer pessoa pode denunciar e contribuir para que as ações criminosas possam ser combatidas de forma rápida e eficaz”, explicou Augusto Mendes.

Dados do Disque Denúncia

O Disque Denúncia recebeu no primeiro semestre deste ano um total de 6.867 ligações. Todas foram repassadas para os órgãos de segurança responsáveis pelas investigações e/ou ações no combate ao crime. (Mauro Wagner)