Antônio Sousa, do Asas do Cerrado, garantiu o primeiro lugar na categoria mais cobiçada, Free Style 3D
Prefeito Edilomar Miranda (C) e dirigentes Valentin Javier (AART) e Jadir Filho (Cobra)
Felipe de Imperatriz garantiu dois primeiros lugares para o CIMI
A foto oficial da 3ª Confraternização de Aeromodelismo na pista em Ribamar Fiquene-MA
Próximo encontro está marcado para São Geraldo do Araguaia-PA
De todos os tamanhos e de todas as propulsões na 3ª Confraternização

A 3ª Confraternização dos Aeromodelistas de Imperatriz, no sábado, 20 de fevereiro, na pista Asas da Sumaúma, demonstrou que o hobby cresce velozmente no meio-norte brasileiro. Clubes e praticantes do Maranhão, Pará, Goiás e Tocantins compareceram ao evento.
O nome da pista leva o nome de uma das maiores árvores da América do Sul e com frequência na região. Logo na sexta-feira, 19, pilotos fizeram o reconhecimento do local, entre eles Antônio Sousa, do Tony Team do Asas do Cerrado, de Araguaína-TO, que seria o campeão no dia seguinte na categoria Free Style 3D.
No dia do evento, ainda por volta das 9h, e antes da abertura das janelas de exibição, o diretor nordeste da Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra), Jadir Filho, informou sobre as normas necessárias para a segurança dos voos. Ele elogiou a qualidade da pista, de propriedade do empresário Álvaro de Oliveira da Silva. Além do asfalto, grades de proteção para pilotos e fotógrafos, área de escape com grama alta para parar até mesmo jatos em pousos forçados ou planadores sem os trens de pouso.
O vice-presidente da Associação dos Aeromodelistas da Região Tocantina, Valentin Javier Folgado e Kledson Macedo, o Crato, de Araguaína, fizeram a locução e a animação do evento. Após as informações da Cobra, eles abriram as janelas para as máquinas voadoras e seus intrépidos comandantes.
E eles estavam lá. Todos eles, de todos os tamanhos e todas as propulsões. elétrico, gasolina, glow e planadores. Treinadores, 3D, jatos, asas e drones cortaram os ares com belas manobras, antes das competições da tarde.
Ela não trouxe o seu avião, mas compareceu e prestigiou o evento. Ana Santos, advogada e sua amiga, a estudante do ensino médio Baby Faria, são sócias da Associação Marabaense de Modelismo (AMMO) e praticantes do hobby. “O Clube do Bolinha está chegando ao fim”, prevê. Antes, as mulheres, apenas, acompanhavam amigos, namorados e maridos, mas agora também estão no comando do Rádio Controle (RC).

Competições
À tarde, as competições começaram e logo na categoria 3D, uma emocionante disputa pelos primeiros lugares entre Mateus Dias, de Goiânia-GO; Divino Garcia, de Imperatriz, e Antônio Sousa, de Araguaína-TO.
O tocantinense venceu após encerrar sua apresentação com todas as manobras mais conhecidas do público e ainda um ‘grand finale’ com uma aterrissagem perfeita com motor desligado após efetuar o voo típico do urubu fly. Com um aeromodelo de asa dupla, Divino Garcia alcançou a segunda colocação e Mateus Dias ficou em terceiro após fazer parte da apresentação sem olhar para o RC.
Na categoria de Voo de Dorso, Vitório Supredine, do Clube de Aeromodelismo de Paragominas-PA (CAP), levou o troféu de campeão superando também seus concorrentes estaduais, do Clube de Modelismo do Pará (CMP) de Belém e do Clube Rafale de São Geraldo do Araguaia.
Quase no fim da tarde, os organizadores deram um minuto para as aeronaves decolarem e procurarem atingir o ponto mais alto, começava a competição de Urubu Fly. Bem ao lado da caixa de voo, que nem professores, urubus de verdade pegavam uma térmica e demonstravam como fazer para ficar mais tempo no ar com o motor desligado.
Felipe Augusto Brito, do Clube Integrado de Modelismo de Imperatriz (CIMI), estava conformado com a segunda colocação. Porém, havia uma biruta no meio da aterrissagem do provável vencedor que sem conseguir pousar na pista, mesmo passando mais tempo de voo, perdeu a primeira colocação e a vitória caiu no colo do imperatrizense.
Logo em seguida, as Asas Zagi travaram uma bela batalha. Além das manobras, como um bumerangue, as aeronaves teriam de retornar às mãos do piloto. Novamente, o imperatrizense Felipe Brito levou a melhor e contou com a sorte, alguns pilotos ainda conseguiram fazer manobras mais empolgantes mas erraram na hora do pouso.
A cidade anfitriã finalmente respirava aliviada com os dois últimos troféus da competição. Rogério Alencar, do Asas do Cerrado, levou a melhor na competição de Rasante, que aconteceu antes do Urubu Fly.

Apresentação de gala
Ainda deu tempo para uma apresentação de gala de Mateus Dias, Divino Garcia e Antônio de Sousa. Os três pareciam que ensaiaram o número havia bastante tempo. No entanto, foi tudo improvisado e belo para delírio do público que aplaudiu diversas vezes a exibição conjunta.

Desde cedo
Ele tem somente três anos de idade, mas já acompanha e se diverte com o pai nas competições. Luís Miguel, por enquanto, brinca no simulador de 3D no computador com o RC do pai, Rafael Palhares. Mas, quando chega no pátio, transforma o aeromodelo num avião de brinquedo e sai fazendo manobras.

Acidentes
Na pista Asas da Sumaúma, graças a uma vegetação de folhagens e galhos pequenos no entorno, os acidentes foram muito poucos, quatro, e todos sem gravidade alguma, sobrou somente pequenos ou quase nenhum dano material. Um tucano saiu intacto da mata para os céus novamente. A perda mais comovente foi o Grand Caravan, de Félix Roberto, que caiu e privou a todos com a exibição da réplica que durante anos foi o meio de transporte usado por muitos quando a TAM era apenas uma pequena empresa de aviação regional e ligava cidades com aeroportos de pista de chão batido, a exemplo de São Félix do Xingu-PA na década de 1990.

Prefeito Edilomar
O prefeito de Ribamar Fiquene (40km a N de Imperatriz), Edilomar Miranda, saiu na foto oficial do evento. “Ele está sempre nos apoiando”, garantiu Valentin, vice-presidente da Associação de Aeromodelismo da Região Tocantina (AART), antes da autoridade se dirigir aos presentes. Edilomar agradeceu a presença de todos os pilotos, treinadores, dirigentes de clubes e os espectadores e ainda colocou a cidade à disposição para os próximos eventos do gênero.

Domingo
No domingo, 21, mais janelas foram abertas pela manhã e os praticantes aproveitaram para confirmar suas máquinas voadoras no 2º Aerosaga, em São Geraldo do Araguaia-PA, de 18 a 20 de março, promovido pelo Clube Rafale e com presença garantida do presidente da Cobra, Rogério Lorizola.