Em João Lisboa, animais circulam livremente pela rua XV de Novembro, no Centro

Gil Carvalho

João Lisboa –
A livre circulação de animais pelas ruas virou cena cada vez mais frequente em João Lisboa, cidade distante 12 km de Imperatriz, na região Tocantina. A parcela da população que mais sofre com esse problema é dos motoristas, que além de terem que dirigir com cuidado redobrado, têm ainda que desviar de obstáculos como cachorros, cavalos e buracos no asfalto.
A vereadora Maria Rodrigues de Araújo Mendes (PSB), a Maria do Sindicato, observa que “os donos desses animais, na maioria das vezes, deixam os bichos em áreas abandonadas, geralmente em terrenos baldios”. No caso de jumentos, burros e cavalos, eles ficam nesses terrenos pastando livremente sem nenhuma proteção.
No começo da semana, a reportagem flagrou uma cena no mínimo inusitada: animais “passeando” livremente pela rua XV de Novembro, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sem que providências fossem adotadas pelo município de João Lisboa.
Embora já tenha feito outras proposições neste sentido, a vereadora Maria do Sindicato garantiu que utilizará na próxima segunda-feira (12) a tribuna “Matilde Oliveira” para denunciar essa situação que ameaça a segurança dos motoristas e a saúde da população de João Lisboa.
“Nós consideramos um absurdo que animais fiquem transitando livremente pelas ruas, sem que providências sejam adotadas pela Prefeitura Municipal, pois o risco de acidente de trânsito é muito grande”, alertou ela, que ressalta que dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informam que o número de acidentes de trânsito provocados por animais na pista aumentou em 35% só no segundo semestre de 2012 em comparação com 2011.