Raimundo Primeiro

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho (quarta-feira), não passou em branco em Amarante. Uma vasta programação foi desenvolvida, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Indígena e Desenvolvimento Sustentável, pela Prefeitura Municipal, em atendimento a determinação da prefeita Adriana Ribeiro (PV).
Em comemoração à data, aconteceram encontros com professores e alunos de escolas municipais, distribuição de mudas de árvores para plantio e a consequente arborização da área urbana da cidade, além de paisagismo que mudará significativamente o aspecto da região central do município.
Todas as atividades aconteceram na Praça da Cultura e contaram ainda com apresentações de manifestações artísticas, caso de danças, com coreografias alusivas ao meio ambiente, e declarações de poemas enfatizando a importância do desenvolvimento sustentável para o homem e a natureza, afinal todos estão inseridos no mesmo sistema, vivendo problemas e necessidades semelhantes. Por isso, as ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente foram realizadas pela Prefeitura Municipal.
A Prefeitura de Amarante buscou conscientizar a comunidade sobre a importância da arborização para os centros urbanos. Com maior área verde na cidade, a temperatura fica amena, evitando a formação de “ilhas de calor que se formam rapidamente nas regiões urbanas por causa do aumento da temperatura.
O vice-prefeito, pastor Jonatans Gonçalves de Lima; a vereadora Cleiva; o secretário de Cultura, Juventude, Turismo e Lazer, Evandro Santos; além do secretário de Meio Ambiente, Gestão Indígena e Desenvolvimento Sustentável, destacaram o acontecimento, ressaltando o trabalho efetivado pela comissão organizadora.
Durante o evento, eles destacaram a relevância do meio ambiente, paisagismo e educação ambiental, principalmente por Amarante ficar numa região onde o sol predomina quase que o ano inteiro.
A Prefeitura de Amarante vem executando trabalhos através da equipe técnica da Gestão Ambiental, fazendo o plantio de canteiros, arborização, paisagismo e educação ambiental, desenvolvendo o Car – Cadastro Ambiental Rural e o Condec, cujas ações atingirão a sede e a zona rural do município.