Domingos Cezar
Na tarde da última sexta-feira (18), alunos e professores do CE Raimundo Soares da Cunha, localizada no Grande Santa Rita, receberam festivamente a equipe de artistas, escritores e comissário de justiça que integram o projeto Arte e Cidadania nas Escolas. Foi a primeira escola da rede estadual a receber o projeto, que já esteve em três escolas municipais.
Como nas edições anteriores, os comissários foram às salas de aulas ministrar palestras baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Já no pátio central, a palestra fica por conta do juiz Delvan Tavares, da Vara da Infância e Juventude, que leva motivação aos alunos, para que estes nunca abandonem os estudos, mas ao contrário, continuem galgando voos mais altos.
Sobre o projeto, Delvan Tavares observou que motiva os estudantes das escolas visitadas a lerem bastante, tendo o livro como principal ferramenta nesse processo de aprendizado. “O projeto traz à escola não somente os livros, mas também os escritores para que vocês tenham oportunidade de conhecê-los, e aqui nós temos o Domingos Cezar, o Livaldo Fregona, Gilmar Pereira e o próprio Zeca Tocantins”.
Delvan Tavares lembrou, ainda, que o projeto leva às escolas os comissários de justiça, “todos eles, homens e mulheres formados e concursados, mas que também estão estudando buscando novos conhecimentos”, afirmou o magistrado, lembrando que ninguém se realiza apenas com uma formatura, “nós estamos sempre buscando um mestrado, doutorado”.
Após a palestra do juiz Delvan Tavares, o poeta/cantador Zeca Tocantins comandou o programa cultural, que contou com participação musical de vários alunos. Débora, acompanhada por Israel, cantou uma música do gênero gospel; Ana e Gabriel interpretaram a música “Sozinho”, de Peninha; Ifiza “Tempos Modernos”, de Lulu Santos; Thaís e Caroline “Meu Xodó”, e Zeca Tocantins encerrou a programação cantando duas canções de sua autoria.
Comentários