Marcos Maia, aluno do SENAI de Imperatriz representará a cidade e o Estado na Olímpiada do Conhecimento, na categoria movelaria
RELAÇÃO DOS COMPETIDORES DO SENAI-MA E PROVAS DA OLIMPÍADA

 Teve início em julho, a primeira bateria de provas da seleção dos estudantes que representarão o Brasil na 43ª WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas, marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Quatro alunos maranhenses de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) participarão das provas de seleção da equipe brasileira. Eles têm até 21 anos de idade e conseguiram os melhores desempenhos em seletivas realizadas no SENAI DR MA. 
Nesta fase inicial, serão realizadas 43 provas em 32 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal nos meses de julho e agosto. Participarão da seletiva, 407 alunos de 43 ocupações da indústria. Nas provas, os jovens são desafiados a executar provas de projetos testes do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. 
Representante de Imperatriz, Marcos Maia, participa pela primeira vez da Olimpíada do Conhecimento, na ocupação Movelaria, ele embarca em busca da medalha na competição que acontece de 8 a 12 de agosto na cidade de Paranaense de São José dos Pinhais. Para alcançar bom resultado, ele treina cerca de 10h por dia, de segunda a sexta e recebe orientações do instrutor no SENAI. “Espero trazer um bom resultado para o meu Estado. Porque até hoje quem tem o melhor resultado nessa área, é o meu instrutor com o 6º lugar. Estou confiante e pretendo trazer essa medalha para a minha cidade”.
Marcos faz parte da delegação do SENAI Maranhão, composta por quatro alunos que disputarão vagas para a Worldskills 2017 em quatro ocupações industriais, de julho a agosto, em várias cidades brasileiras. Os competidores do SENAI/MA disputarão medalhas nas ocupações de aplicação de revestimento cerâmico, construção em alvenaria, movelaria e gestão de sistema redes TI.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - A WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. 
Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria. Os mais bem colocados de cada uma das ocupações recebem medalhas de ouro, prata e bronze.
Para conquistar a vaga no torneio, eles participam de seletivas em seus países e, se alcançarem os índices técnicos, garantem o lugar. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe. 
Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo SENAI, campeão da 42º WorldSkills, realizada em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países.  Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo SENAI.