Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e criatividade para bem servir, 30 alunos do Colégio Militar Tiradentes (CMT 1) apresentaram, nessa quinta-feira (03), trabalhos finais de demonstração de seus projetos criados em equipe. O diretor da escola, tenente-coronel Pedro Augusto Lima Brandão, educadores e professores assistiram a defesa dos trabalhos dos alunos do CMT1 que integraram a primeira turma formada pelo projeto Quíron em São Luís.
Os trabalhos foram apresentados no auditório da escola, na Vila Palmeira, em São Luís, com a presença de uma banca examinadora composta por representantes do projeto Quíron e pessoas ligadas ao tema desenvolvido pelos alunos. Entre os jurados, um empresário do sul do país que investe em criação de aplicativos.
Apresentação
Após a formação das equipes, houve instruções de assessoria e aceleração de ideias. Cada equipe desenvolveu a criatividade no planejamento e elaboração do projeto. Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos.
No total, cinco equipes apresentaram suas propostas. Um dos grupos discorreu sobre a criação de um aplicativo que identifica vagas disponíveis em estacionamento de shopping. Ao entrar no estacionamento, o aplicativo mostraria ao motorista a vaga mais próxima para estacionar.
Outra apresentação foi a de um aplicativo denominado Ombro Amigo que objetiva ajudar pessoas carentes por meio de doações voluntárias. Segundo Hemilly Mendonça, aluna do 1º ano, o aplicativo funcionaria mediante um banco de dados com cadastros de pessoas ou famílias que necessitam de ajuda. O doador poderá, em tempo real, interagir com os administradores.
O representante do Quíron, em São Luís, Diego Fernandes, acrescentou que, inicialmente, foram abordados com os alunos vários assuntos que facilitam descoberta de potencialidades e ideias inovadoras. "Eles discutem, entre si, e analisam propostas, decidindo de que forma a ideia poderá beneficiar sociedade". Ele lembrou que muitos trabalhos despertam a atenção de vários investidores que apostam na criação.
Comentários