Em solenidade de formatura, jovens receberam diplomas dos cursos técnicos em eletromecânica e eletrotécnica; Boa parte já se encontra no mercado de trabalho

IMPERATRIZ - Receber o diploma do Curso Técnico em Eletromecânica era a única preocupação de Gabriel Rocha, de 19 anos, que antes mesmo de concluí-lo, já havia sido efetivado em uma das maiores indústrias da região e aguardava ansioso, ao lado dos colegas, pela solenidade de formatura realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, realizada na noite da quinta-feira (13), em Imperatriz.
"Iniciei minha trajetória aqui, cursando médio e fazendo curso técnico. Com um ano de curso, fiz o seletivo para uma vaga, e com três meses, fui efetivado. Hoje, trabalho como operador de tissue (papel resistente, absorvente e suave na forma de lenço de papel, papel-toalha, guardanapo ou papel higiênico) e estou feliz e grato ao SENAI por me preparar para essa oportunidade", comemora o formando.
A coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI, Sheherazade Bastos, que esteve em Imperatriz para a solenidade representando o diretor regional do SENAI, Marco Moura, falou dos resultados e destaca a importância da qualificação profissional. "É com muita honra que o SENAI em todo nosso Estado tem cumprido essa missão de qualificar e melhorar a vida das pessoas por meio da qualificação profissional, que tem se tornado uma porta de entrada para o mercado de trabalho e também para cursos superiores".
Representando o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo Melo, recordou sua trajetória na entidade. "Eu me qualifiquei aqui no SENAI e na época, concorri a uma vaga em uma das indústrias mais conceituadas na cidade e só consegui graças aos certificados do SENAI. Logo depois, montei meu próprio negócio e hoje possuo empresas em diversas cidades".
EMPREGABILIDADE - Com duração de dois anos, os jovens foram qualificados nos cursos técnicos em Eletromecânica e Eletrotécnica. Boa parte deles já conseguiu se inserir nas vagas ofertadas pelas indústrias na região. Os alunos são preparados para o mercado, por meio de aulas teóricas e práticas nos laboratórios do SENAI, que possuem base tecnológica de ponta.
Também marcaram presença na solenidade o diretor da FIEMA e conselheiro do SENAI, Luís Lima, o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches, a coordenadora da Unidade Regional de Educação Estadual, Suely Leal, e a analista de RH da VLI, Suzane Luise. (Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA)