Adotado pelos tios, o estudante Renato Plantinir, 10 anos, matriculado no 5º ano da Escola de Tempo Integral Paulo Freire, foi vencedor da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, classificando-se entre os finalistas que vão para a etapa nacional, no fim do mês, em Belo Horizonte-MG.
O estudante vai representar a cidade de Porto Franco, onde vive com os tios que o adotaram. A classificação dele se deu através da escolha de uma redação feita e apresentada junto a milhares de textos redigidos por estudantes do Maranhão inteiro.
Em trecho do texto de Renato, ele escreveu o seguinte: “Vou aqui falar de uma cidade especial; localizada no Sul do Maranhão. De beleza sem igual.....Tem muita gente que adora esse local”. E segue dizendo: “Essa cidade é Porto Franco. Onde vivo há nove anos. Gosto tanto daqui que nem vejo os anos se passarem. Moro perto do viaduto, próximo à linha do trem. Que de longe apita avisando que já vem”. Sobre a escola ele disse: ETI Paulo Freire, aqui venho aprender muitas coisas importantes, não apenas ler e escrever...”.
Na manhã dessa quinta-feira (23), a direção da Escola Paulo Freire realizou solenidade para homenagear o estudante, que está fazendo as malas para seguir viagem na semana que vem. O prefeito de Porto Franco, Aderson Marinho Filho, e o secretário de Educação, Fortunato Macedo, estiveram no evento, que contou ainda com a presença de servidores da escola onde Renato estuda.
Ildomara Feitosa e Lara Morais, professoras de Renato Plantinir, vão com ele na viagem para Minas. Elas também estavam no evento realizado pela direção da escola, que as professoras Ruth de Maria Matos e Josilene Estrela Guimarães na direção.
Publicado em Regional na Edição Nº 15140
Comentários