Palestra do professor Maia reuniu lideranças comunitárias e contou com a presença do deputado Léo Cunha e do vereador Chiquim da Diferro, de Imperatriz

Governador Edison Lobão – Presidente do Instituto Superior de Ensino e Pesquisa da Região Tocantina (ISERT), o professor-doutor Alberto Maia participou na última sexta-feira (16) de audiência pública no plenário “Freitas Filho”, da Câmara de Vereadores de Governador Edison Lobão – 30 km de Imperatriz.
Na ocasião, o professor Maia versou sobre o tema “As competências do agente público para promover as políticas públicas adequadas para gerar o desenvolvimento econômico e social do pretenso Estado do Maranhão do Sul”. “Esse estudo foi alvo de pesquisa científica pioneira no Maranhão e no Brasil”, garante.
Ele apresentou dados estatísticos levantados em 43 municípios da região sudoeste maranhense que revelam que 11% dos atuais prefeitos não possuem ensino fundamental incompleto; 4% concluíram o ensino fundamental; 25% o ensino médio e 48% o ensino superior.
Maia disse que, embora tenha tentado por diversas vezes entrevistar o prefeito Lourencio Moraes, de Governador Edison Lobão, não foi recebido pelo chefe do Poder Executivo Municipal. “Nós lamentamos essa imposição do prefeito”, disse.
O vereador-presidente Joel Vieira de Brito (PPL) ressaltou a importância da pesquisa-científica do professor-doutor Alberto Maia, lamentando também a ausência do prefeito Lourencio Moraes e de quatro vereadores. “Esse é um tema relevante, pois apresenta dados substanciados para a criação do Estado do Maranhão do Sul”, observou.
Ele destacou ainda a presença do deputado estadual Léo Cunha (PSC) e do vereador Francisco Rodrigues da Costa (PR), o Chiquim da Diferro, que participaram da audiência pública no plenário da Câmara de Governador Edison Lobão.
“É uma satisfação prestigiar esse trabalho realizado pelo professor-doutor Alberto Maia, que por 12 anos esteve à frente do curso de Administração, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Imperatriz”, disse ele, que reconhece a importância da pesquisa científica para o sul do Maranhão. “Essa pesquisa traz uma gama de novos conhecimentos sobre os municípios da área pretendida do Maranhão do Sul”, pontuou.
O vereador Chiquim da Diferro parabenizou o professor Maia, o deputado Léo Cunha e os vereadores lobanenses que cederam o plenário para a realização da audiência pública sobre o Maranhão do Sul, resultado da tese de doutorado do professor Alberto Maia, de Imperatriz. (Gil Carvalho - Colaborador)