A comunidade do povoado Riacho do Meio, a aproximadamente 25 km da sede do município, participou, na última quarta-feira (21), de reunião promovida pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) da Prefeitura de Imperatriz.
A presidente da Associação de Moradores do Riacho do Meio, Claudene Fernandes, considerou de suma importância a reunião que debateu pontos prioritários da comunidade no sentido de buscar uma solução para os problemas emergenciais. “Nós criamos essa expectativa, que poderão ser realizadas essas ações pelo governo municipal, atendendo às principais necessidades da população”, disse.
A líder comunitária apontou a participação na reunião de três segmentos do governo Madeira: educação, saúde e agricultura. “Nós somos agricultores familiares e precisamos do apoio governamental, para melhorar nossa condição de vida na localidade Riacho do Meio”, frisa.
Claudene Fernandes ressalta que os agricultores necessitam não apenas de apoio logístico, mas de recursos para custeio da produção, melhorando assim a qualidade de vida e a autoestima das famílias dos agricultores, em Imperatriz. “É necessário que haja essa comunicação entre a comunidade e as instituições do governo municipal”, defendeu.
O secretário de Agricultura, José Fernandes Dantas, avaliou como positiva a reunião, realizada na Escola Municipal Bernardo Sayão, que congregou os moradores das localidades Riacho do Meio e 1.200. “Nós viemos atender a uma solicitação feita pela associação de moradores; relataram os problemas nas áreas agrícola, da saúde, da educação e outros segmentos da gestão pública”, detalhou.
José Fernandes ressalta que a região é grande produtora de jiló, banana, mandioca, quiabo e maxixe. “Temos hipotecado apoio aos produtores rurais”, disse ele, que destacou, ainda, a participação de representantes da secretária Conceição Madeira (Saúde) e do secretário Zesiel Ribeiro (Educação).
“Os itens solicitados pela comunidade foram prontamente anotados e serão encaminhados aos respectivos secretários municipais, para que providências sejam adotadas pela Prefeitura de Imperatriz”, afirmou José Fernandes.
Satisfeito
O sindicalista Valmir da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz, disse que ficou satisfeito com a notícia que os produtores rurais receberão acompanhamento técnico e incentivos, como a distribuição de sementes, para fortalecimento da agricultura familiar na localidade Riacho do Meio.
“Essa foi uma iniciativa muito importante da Secretaria de Agricultura, pois mobilizaram os moradores e produtores rurais para participar dessa reunião, com objetivo de discutir os principais anseios da comunidade da zona rural de Imperatriz”, finalizou. (Gil Carvalho-Comunicação)
Comentários