Codó - Os agricultores familiares de algumas regiões do Maranhão que receberam sementes selecionadas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) darão início nos próximos 20 dias à colheita do milho. O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, visitou na tarde dessa quinta-feira (15) uma área de oito hectares de plantio de grãos no Povoado Fomento, município de Codó, onde 30 famílias estão cultivando arroz, milho, feijão e hortaliças.
Além do cultivo de grãos e hortaliças, os agricultores familiares do Povoado Fomento trabalham também com a criação de peixes em cinco tanques escavados. Eles receberam do governo estadual 250 quilos de sementes de arroz, 50 quilos de sementes de feijão, 100 quilos de sementes de milho, além de sementes de hortaliças.
O secretário Cláudio Azevedo visitou a área após integrar a comitiva da governadora Roseana Sarney que encerrou em Codó a semana de seu governo itinerante que percorreu vários municípios maranhenses. Cláudio Azevedo estava acompanhado do secretário adjunto da Pasta, Raimundo Coelho de Sousa, do secretário municipal de agricultura de Codó, José Cordeiro e do chefe do escritório regional de Codó da Agência de Pesquisa Agropecuária do Maranhão (Agerp), Feliciano Marques.
A distribuição de sementes selecionadas faz parte do Programa Plantar e Colher no Maranhão, que tem como objetivo fomentar a produção de agricultores familiares que não possuem condições financeiras para adquirir sementes de qualidade, com maior teor de germinação.
Cláudio Azevedo ressaltou que no final do mês de dezembro de 2011 a Sagrima fez uma das maiores distribuição de sementes dos últimos anos e disponibilizou 1.883 toneladas de sementes de arroz e milho a cerca de 185 mil agricultores familiares maranhenses. Com o plantio, a previsão é de que sejam colhidas 82 toneladas de arroz e milho, numa área de plantio de aproximadamente 70 mil hectares.
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro) e o Sebrae, a Sagrima está distribuindo também 3.250 quilos de sementes de hortaliças e frutas. “Nós licitamos e adquirimos as sementes e repassamos para a Sedagro e o Sebrae para que eles possam distribuir aos agricultores atendidos por eles”, explicou Cláudio Azevedo. “A Sagrima está iniciando processo licitatório para a aquisição de aproximadamente mais 400 toneladas de sementes de feijão que serão distribuídas ainda no primeiro semestre deste ano”, acrescentou o secretário.
Ele ressaltou que para este ano o IBGE prevê um aumento de 10% na produção maranhense de cereais, leguminosas e oleaginosas, comparada à safra do ano passado. “A expectativa é de que o Maranhão tenha uma colheita de cerca de 3,4 milhões de toneladas.
O secretário adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho de Sousa, informou que o cultivo de milho é um dos destaques no aumento da produção agrícola deste ano. A previsão é de que o Maranhão tenha uma colheita de 723.241 toneladas de milho numa área de 393.018 hectares, representando um aumento de 11,92% na produção, em relação à safra de 2011.
Publicado em Regional na Edição Nº 14355
Comentários