São Luís - A Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) tem realizado desde o mês de setembro, reuniões em todos os escritórios regionais de sua jurisdição para tratar de questões pertinentes aos serviços prestados aos agricultores familiares do estado.
Com o uso de metodologia participativa, as equipes de técnicos e gestores regionais estão construindo um Plano de Ação que servirá de subsídio para o planejamento de atividades que possam contribuir para reestruturação da agência e implementação de uma Política de Assistência Técnica e Extensão Rural eficiente e efetiva no estado, conforme preconiza a Lei Nº 12.188 (Lei de ATER), vigente no país.
Tendo em vista que os desafios são grandes e por entender que a responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável do meio rural é de todos os entes federativos, paralelamente às reuniões regionais, a Agerp também vem buscando parcerias com os governos municipais e federal. Para tanto, participam dos seminários além dos servidores dos escritórios regionais, os gestores municipais, agentes financeiros e sindicatos.
Para a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Thelma Aragão, a preocupação principal do evento é discutir uma proposta de parceria em prol do fortalecimento da agricultura familiar por meio da assistência técnica e extensão rural, com o objetivo de redirecionar as atividades para alcançar melhores resultados, com uma atuação que dê respostas aos anseios dos agricultores familiares que tanto necessitam desses serviços.
“Estamos trabalhando para tornar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Maranhão fortalecido, enquanto instrumento de promoção da melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares com sustentabilidade e legitimado pela sociedade”, destaca a diretora. (Leocândida Rocha)
Publicado em Regional na Edição Nº 14250
Comentários