São Luís - Para o fortalecimento da agricultura familiar, foram entregues os primeiros 20 carros, de um total de 40, procedentes do Pacto Federativo 717911/09, celebrado entre os Governos do Estado e Federal, com o objetivo de assegurar políticas de inclusão que visam à redução das desigualdades sociais. A entrega ocorreu na tarde da terça-feira (20), na sede da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
Serão beneficiados com o Pacto cerca de 30 mil agricultores familiares, quilombolas, indígenas, mulheres trabalhadoras e jovens rurais, e pescadores artesanais, que residem nos 120 municípios que formam o Território da Cidadania, as regiões do Alto-Turi e Gurupi, Baixada Ocidental, Baixo Parnaíba, Campos e Lagos, Cocais, Lençóis Maranhenses e Munim, Médio Mearim e Vale do Itapecuru.
Os gestores dos Escritórios Regionais da Agerp localizados em 19 municípios do estado estiveram presentes na sede do órgão e receberam das mãos de Jorge Fortes, presidente do órgão, e de Conceição Andrade, secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, as chaves dos veículos que vão incrementar a frota e implementar as políticas de ATER no meio rural.
O projeto desenvolvido pela Agerp visa fortalecer a assistência técnica e extensão rural (ATER) nos territórios da cidadania por meio da reestruturação dos serviços realizados junto ao agricultor familiar, por meio de um amplo processo de capacitação e troca de conhecimentos.
Vale ressaltar que a execução do projeto causa impactos favoráveis na geração de postos de trabalho, na permanência do homem no meio rural, na disponibilidade de alimentos, na ampliação e diversificação de mercados e no provimento para as comunidades rurais de novos processos tecnológicos, gerenciais, tecnicamente praticáveis, ecologicamente corretos e economicamente viáveis.
Assim, além da aquisição de veículos para incrementar a infraestrutura do serviço de ATER, estão entre os objetivos do Pacto Federativo o apoio e fortalecimento do crédito rural dos programas Garantia Safra, Garantia de Preço da Agricultura Familiar, Seguro da Agricultura Familiar, Aquisição de Alimentos, Biodiesel. Além disso, a implantação da Unidade Demonstrativa de Cultivo de Arroz e a contratação e capacitação de técnicos e agricultores e da produção de material informativo. (Débora Bahia)
Publicado em Regional na Edição Nº 14283
Comentários