São Luís - A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) realizou, na segunda (30) e terça-feira (31), o curso de capacitação para os novos bolsistas do sistema Agerp/Fapema. O objetivo do encontro foi apresentar o sistema operacional da agência aos profissionais contratados (técnicos agropecuários e engenheiros agrônomos) para atuarem nos polos regionais, por meio do convênio Pacto Federativo.
O Pacto Federativo é uma ação do Governo Federal para aceleração da redução das desigualdades sociais. O Pacto de nº 717911/09 contempla diversas ações, entre elas a ampliação dos serviços de assistência técnica e a extensão para agricultores familiares, assegurando políticas de inclusão social.
Serão beneficiados com o Pacto cerca de 30 mil agricultores familiares, quilombolas, indígenas, mulheres trabalhadoras, jovens rurais e pescadores artesanais, que residem nos 120 municípios que formam o Território da Cidadania (as regiões do Alto-Turi e Gurupi, Baixada Ocidental, Baixo Parnaíba, Campos e Lagos, Cocais, Lençóis Maranhenses e Munim, Médio Mearim e Vale do Itapecuru).
Bolsistas
Durante os dois dias de capacitação os bolsistas contemplados receberam orientações e assistiram às palestras proferidas por coordenadores do processo. Os participantes ouviram ainda sobre temas pertinentes ao trabalho que será executado por eles, como por exemplo: incluindo Política de Ater, Pesquisa, Territórios da Cidadania, Plano Plurianual 2012 (PPA), Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural (Plano Safra) e, finalmente, o Convênio 024 e Pacto Federativo.
Além disso, foram dadas pela direção e coordenadorias de setores específicos da Agerp orientações operacionais acerca de compromissos e responsabilidade a serem assumidos pela equipe. Ainda na oportunidade, foi destacada a hierarquia, o planejamento, a elaboração de relatórios e o monitoramento das ações, entre outros. Depois de receberem todas as informações necessárias para atuar no campo, os bolsistas contemplados assinaram contrato temporário com vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade do programa.
“O ambiente favoreceu ao participante tirar dúvidas, além de aproximar a equipe e ser espaço de conhecimento acerca da realidade que irá intervir nas políticas da Agerp”, afirmou Érica Ricci, coordenadora do evento.
O evento contou com a participação de técnicos e diretores da Agerp, eles a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Thelma Aragão; o chefe da Assessoria de Planejamento, Abderval Bandeira; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Wellington Matos; e o coordenador de Ater, Josenildo Cardoso. Estiveram ainda na capacitação a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Mary Alba Santiago, e o secretário adjunto da Sedagro, Paulo Roberto Lopes.
Política de melhoria
Preocupado em alavancar as políticas de melhoria de vida do pequeno agricultor, o presidente da Agerp, Jorge Fortes, disse ser o Pacto Federativo uma iniciativa que tem como principal objetivo duplicar a assistência técnica do Norte e Nordeste. “Daí, a contratação de mais profissionais para atuarem nas regionais”, destacou.
Para Fortes, a meta da Agerp é assistir até meados deste ano a 30 mil agricultores familiares maranhenses. “Reforçamos a nossa equipe de técnicos para fortalecermos o projeto de assistência a essa categoria. A agricultura familiar é prioridade. Essa ação vai fortalecer a atividade do pequeno trabalhador rural contribuindo diretamente no desenvolvimento social do nosso estado”, frisou.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), Conceição Andrade, endossou o discurso de Fortes e ressaltou aos participantes que o trabalho a ser desenvolvido é de extrema importância para o Maranhão. “E a ação não terá êxito se não estivermos preparados. O desafio é fortalecer o sistema agropecuário”, ressaltou.
Conceição Andrade destacou ainda a preocupação do governo com as políticas agrárias. “Estamos trabalhando ininterruptamente para a melhoria de nossas ações. E isso depende da nossa equipe, que está à frente do sistema. Confio em cada um de vocês”, declarou. (Leocândida Rocha)
Comentários