Equipes de catorze municípios participaram do treinamento

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), através da sua Coordenadoria de Inspeção Animal, realizou nesta semana um treinamento de implantação do Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M), para equipes dos serviços de inspeção municipal de quatorze municípios do estado, (Estreito, Vargem Grande, Coroatá, São Luís, Presidente Juscelino, Paraibano, Igarapé Grande, Alto Alegre do Maranhão, João Lisboa, Codó, Peritoró, Presidente Dutra, Icatu, e Timon).

A expectativa é regularizar as agroindústrias nos municípios, de forma a garantir a qualidade dos produtos de origem animal que, muitas vezes, são produzidos sem atender a todos os requisitos de higiene, comprometendo a saúde pública. A necessidade de implantação do S.I.M é possibilitar o registro de estabelecimentos, melhorando a qualidade higiênico-sanitária e o desenvolvimento dos municípios, garantindo à  população do Maranhão, produtos com qualidade e segurança. 
A coordenadora de inspeção animal da Aged, Viramy Marques de Almeida, falou sobre o objetivo do treinamento. “Quisemos sensibilizar os técnicos no controle de qualidade de produtos de origem animal, melhoria e qualificação técnica no que diz respeito à legislação destes produtos, seu transporte e comercialização. Quando conseguimos tirar um produtor da clandestinidade, garantimos emprego e renda, agregando valor a este produto, bem como alimento seguro e sem risco para a população”, afirmou.
Durante o treinamento foram realizadas palestras sobre a legislação estadual e federal; práticas de higiene e inspeção de produtos de origem animal; epidemiologia de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s); e outras rotinas técnico-administrativas.
A fiscal estadual agropecuária, Aline Brito, que falou sobre procedimentos de coleta, remessa e transporte de produtos para laboratórios, falou da importância do treinamento. “É sempre muito boa a realização de momentos como este, para a atualização e interação com outros colegas. Acredito que atingimos o objetivo”, disse.
A médica veterinária Giselle Cutrim Oliveira, que veio de Vargem Grande, falou dos resultados positivos que levará ao seu município. “Vi novidades importantes, principalmente para o município de Vargem Grande, onde a lei do S.I.M. foi aprovada e assim, começaremos a colocar em prática tudo que aprendemos aqui, em nossa região”, explicou. (Rita Cardoso)