A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), por meio de sua regional em Açailândia, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial de Dom Eliseu - PA (COAD), promoveu, na segunda-feira (10), uma reunião técnica sobre o plantio de soja realizado no Assentamento 50º Bis. A ação contou com a presença de diversos sojicultores atendidos pela cooperativa.
Durante a reunião, foram abordados temas como o uso correto e seguro de agrotóxicos, destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos, armazenamento, cadastramento de unidades produtivas de soja e importância do vazio sanitário da soja.
“Esta parceria entre setor público e privado é de suma importância, principalmente, nos quesitos de segurança e saúde do aplicador de agrotóxicos e preservação ambiental, com o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos; não esquecendo também do cumprimento das medidas legislativas estabelecidas para o cultivo da soja, como o respeito ao vazio sanitário para a ferrugem asiática”, disse Josué Mendes Neto, fiscal estadual agropecuário.
A produção de soja no assentamento é realizada em forma de parceria, onde os insumos (agrotóxicos, adubos, corretivos e sementes) e a assistência técnica são fornecidos pela cooperativa e os produtores realizam as operações de preparo de solo, semeadura e colheita.
Segundo Bárbara Rebeca, engenheira agrônoma da Coade, até o momento não foi constatado nenhum foco da ferrugem asiática da soja na região. “Temos em torno de 14 sojicultores assistidos pela cooperativa na região de Açailândia e faremos com que todos atendam ao vazio sanitário da Aged”, frisou.
No Maranhão o Vazio Sanitário é dividido por etapas; a primeira com início em 1º de agosto a 30 de setembro, e a segunda de 15 de setembro a 15 de novembro.
Publicado em Regional na Edição Nº 14951
Comentários